Marketing de Relacionamento: Como Fidelizar Seu Cliente

Para uma empresa não pode haver bem mais importante do que o cliente, por isso que a fidelização dos clientes se faz necessária ao extremo. Eu sei que pode parecer um pouco de exagero utilizar “ao extremo”, mas esta é a verdade. Um cliente satisfeito tem um potencial enorme para trazer novos clientes. Toda vez que uma empresa consegue suprir a necessidade de um cliente e estabelece um bom relacionamento com ele, pode ter certeza que este irá voltar a consumir os produtos desta mesma empresa. E muito provavelmente vai trazer alguém consigo.

como-fidelizar-clientes

Marketing de Relacionamento: Conceito

A fidelização dos clientes é que faz a diferença

Para que uma empresa tenha sucesso, ela precisa cuidar muito bem dos seus clientes, dando toda a atenção possível e sabendo que ele é quem manda. Sim, o cliente tem sempre razão. E quem não entende isto está fadado ao fracasso. Vou citar rapidamente um caso bem especifico e particular que aconteceu comigo.

Perto de onde moro eu sempre costumava comprar frango assado de um pequeno estabelecimento. Eu comprava lá porque estava acostumado e os outros que eu conhecia eram mais longe. O dono deste estabelecimento nunca deu um sorriso, nunca me ofereceu um “algo a mais” no atendimento, nunca me tratou com o objetivo de me fidelizar como consumidor. Um dia eu fui comprar frango assado mais uma vez com ele, mas estava fechado. Não tive outra alternativa a não ser procurar outro lugar, mesmo que fosse um pouco mais longe. Cheguei a um local onde também vendia frango e logo o dono me cumprimentou com um sorriso. Perguntei o valor do frango e descobri que era 2 reais mais caro do que onde eu comprava, mas o cara me atendeu de uma maneira que eu achei que valia apena comprar. Este homem também me disse que, se eu estivesse muito ocupado e não pudesse chegar a tempo de comprar o frango, bastava ligar pra ele que ele separava um pra mim. E tem mais, o frango demorou pra ficar assado. Aí, quando finalmente assou e ele ia me dar, falou assim “Olha, vou te dar um desconto pelo tempo que você ficou esperando e peço desculpas”. Nem preciso falar que dali em diante eu só compro  frango assado com esse cara não é? Ele me fidelizou.

Situações como essas que aconteceram comigo, relacionada a fidelização de clientes, acontecem o tempo todo. Muitas empresas estão perdendo consumidores de seus produtos porque não conseguem bom atendimento e os clientes não vêem vantagens em comprar da marca. A empresa precisa estabelecer um relacionamento com quem compra dela, senão está fadada ao fracasso.

Além disso, há muitas empresas que investiam bastante na fidelização dos clientes, mas hoje em dia estão deixando a desejar. E estes mesmo clientes vão procurar outra empresa semelhante mais cedo ou mais tarde. Quando não estamos bem em um lugar, então procuramos outro que nos faça, essa é a verdade.

As empresas precisam entender que a fidelização dos clientes fazem com que as vendas cresçam a cada dia mais e isso sim faz toda a diferença, principalmente para os lucros.

Comentários

Envie seu comentário