A importância da percepção do consumidor

A percepção do consumidor na hora de analisar um produto é essencial para que ele venha a adquirir este mesmo produto. A empresa precisa entender que percepção aquele cliente tem daquilo que ela está vendendo, seja um produto ou até mesmo um serviço. O que o consumidor percebe na hora da compra também é uma motivação a mais para que ele leve o que está sendo vendido para casa ou adquira um determinado serviço da empresa. Deste modo, é necessário que se faça um marketing baseado nas mais diferentes percepções que o mercado/cliente possa ter. Mas o que é uma percepção?

Explicando o que é a PERCEPÇÃO

comportamento-e-percepção-do-consumidorSe você procurar no dicionário, verá que perceber significa conhecer, notar, ver bem. Então quando se fala em percepção do consumidor, estamos nos referindo diretamente em como aquele consumidor ver/nota/conhece o produto/marca que está sendo oferecido em questão.

Uma frase célebre diz que “consumimos apenas aquilo que a nossa percepção nos indica”.

Se você analisar bem a situação, verá que cada pessoa tem uma maneira de perceber as coisas e isso varia muito para cada indivíduo em particular. Por isso a primeira atitude que se toma na hora de definir um negócio é quem vai ser o público-alvo. Pois, baseado no público que se quer atingir, vai ser montada uma percepção sobre aquela marca e/ou produto.

Para atingir um determinado grupo de indivíduos é necessário conhecer de que maneira aquele grupo percebe o que está sendo oferecido por uma empresa. Veja abaixo como se dá a percepção de um consumidor.

Atenção seletiva

  • Propaganda sobre carros: Um homem que esteja pensando em comprar um carro, ao ver uma propaganda de venda de veículos automotores, terá a tendência de prestar mais atenção do que um homem que não tem o mínimo interesse em comprar um veículo.

Com este exemplo acima podemos concluir que, para que a percepção de um consumidor seja despertada em um cliente, é interessante que ele tenha um prévio interesse sobre aquilo que está sendo mostrado ou oferecido.

Percepção seletiva

Quando o cliente recebe um estímulo, tal como é feito em uma propaganda, ele tende a prestar atenção naquilo que lhe é interessante e excluir aquilo que não lhe interessa. Por isso as empresas precisam focar naquilo que é interessante para determinado grupo de clientes.

  • Propaganda sobre carros: Ainda neste exemplo, pode-se dizer que embora a pessoa interessada esteja atenta na propaganda de carros, existem detalhes que ela vai focar e outros que não. Se um cliente está interessado em preços baixos, então a percepção dele ao ver esta propaganda vai está no valor do automóvel. Já outro cliente pode estar interessado no design e outro na funcionalidade. Então é preciso entender qual a percepção de cada grupo de clientes para focar no que é importante para eles.

Retenção seletiva

É correto dizer que aquilo que percebemos melhor será aquilo que mais dificilmente será esquecido. Por isso as pessoas retém seletivamente aquilo que lhes é mais interessante, esquecendo o que não é.

  • Propaganda sobre carros: Dependendo do interesse do cliente, dias depois da propaganda, ele pode nem lembrar das cores dos carros que estão disponíveis, mas com certeza vai lembrar do modelo que mais lhe agradou (se o foco da sua percepção estava neste ponto).

Espero que tenham entendido a importância da percepção do cliente.

Abraços!

Comentários

Envie seu comentário