A importância do marketing online no processo de compra

É inegável que hoje o marketing online é responsável por uma grande percentagem de vendas em todo o mundo e vem cada vez mais aumentando no Brasil. Estima-se que até 2016 o comércio online fature 40 bilhões anuais, e com um ritmo cada vez mais crescente. Em certa ocasião um palestrante disse que a empresa que não estiver na internet até 2017 irá à falência. Realmente não é possível mais separar o marketing online do marketing presencial.

marketing-online

Estima-se que até 2016 haverá 2,5 dispositivos por pessoa conectados à internet.

A empresa que quiser destaque e aumento das vendas tem que fazer uma boa campanha na internet, principalmente aquelas que tem um público jovem. Estima-se que os maiores compradores da internet são os jovens e as pessoas com mais de 55 anos. Mas porque deste comportamento?

Jovens: Eles compram mais porque são ligados em tecnologia e coisas novas, abraçando essa tendência de maneira forte e consistente.

Pessoas com mais de 55 anos: Os idosos gostam da comodidade que as compras pela internet lhes traz. Antes, eles precisavam de ajuda para sair de casa e fazer suas compras presenciais, mas com o advento das compras pela internet eles passaram a ter mais autonomia e independência para comprar. Além do mais, com o decorrer dos anos os próprios sistemas foram facilitando isto para os idosos, tais como os bancos que passaram a disponibilizar pagamentos e aposentadorias de uma maneira mais conectada.

Para que uma empresa potencialize seus lucros, é preciso ter uma presença marcante na internet e saber fazer uso das ferramentas de marketing digital. Não é possível mais focar apenas em fazer propagandas pelas tv’s, rádios ou outros meios tradicionais. Agora é necessário que os profissionais do marketing aliem-se a internet para colaborar nas vendas.

Por isso é que o marketing online precisa ser estudado cada vez mais e posto em prática nas organizações com fins lucrativos. No futuro, até mesmo os pequenos lojistas regionais precisarão estar vendendo seus produtos na internet e fazendo um bom marketing online para produzir vendas.

O marketing online precisa ser feito de maneira inteligente e concisa. Os clientes que compram pela internet são mais desconfiados e tendem a ser mais exigentes ao comprar.

O que a empresa deve analisar para fazer um bom marketing digital?

marketing-online-brasilA equipe de marketing da empresa deve estar atenta em criar um ambiente de compra virtual semelhante ao real. Apesar de haver uma diferença latente entre estar em uma loja física e estar em uma loja virtual, quando o cliente sente que o ambiente é próximo do real, as percentagens de compra aumentam significativamente.

Se a empresa possui uma loja física, além da virtual, isto se torna um grande diferencial na cabeça do consumidor, pois ele sente-se mais seguro e confiante ao fazer compra naquela loja. Então cabe ao marketing online passar toda esta segurança para quem é o mais importante de uma empresa: O seu cliente.

O marketing direto que o marketing online desenvolve também é responsável pelo sucesso das vendas. A empresa tem que usar o meio digital para fortalecer a marca, fidelizando cliente e não apenas ganhando compradores.

Comentários

Envie seu comentário