A Lei da Oferta e da Procura/Demanda e seu Comportamento no Mercado

A lei da oferta e da procura/demanda determina em grande parte como funciona a politica dos preços quando um produto passar por excesso ou por falta (ou quando há muita ou pouca procura por este produto). Todos os empresários sabem que quando um produto está em excesso, ele precisa ser vendido logo, sob o risco de acabar o prazo de validade e perder-se dinheiro. Manter mercadoria em estoque por muito tempo é prejudicial para toda e qualquer empresa, pois estoque significa dinheiro que não está circulando. Mas o que acontece quando não há quem compre os produtos? E o que acontece quando há quem compre, mas não há produtos suficientes? É preciso haver um equilíbrio não é? Agora você vai entender, se é que já não entende bem, a questão da lei da oferta e da procura/demanda.

Lei da oferta e da procura/demanda

O critério de preço é utilizado por muitos consumidores na hora de tomar a decisão para adquirir e comprar algum produto. Mas acontece que os recursos de alguns consumidores são escassos para que eles possam suprir determinados desejos, então esta barreira precisa ser quebrada. Então todo profissional de marketing sabe que, quando for colocar um preço em um produto ou serviço, precisa levar em consideração se os possíveis clientes tem condições e recursos para adquirir o que está sendo oferecido. E o consumidor só compra algo se justificar seus desejos de gratificação pessoal. O consumidor tem que perceber valor naquilo que está adquirindo.

O profissional de marketing, na hora de colocar o preço em um produto, lida com variáveis as quais ele não possui controle. E é aí que surge o problema, pois a questão tornasse muito difícil de ser resolvida, então, calcular o preço ideal, tornasse difícil.

O mercado é e sempre foi regido pela lei da oferta e da procura, que diz o seguinte:

Quando a oferta do produto é grande e a procura é pequena, então os preços tendem a diminuir para que os consumidores possam adquirir mais produtos. Quando a oferta do produto é escassa, e a procura é grande, então os preços tendem a aumentar.

Isto tudo acontece como uma tentativa de equilibrar o mercado e os profissionais de marketing não tem como controlar.

A lei da oferta e da procura/demanda

Lei-da-oferta-e-da-procura

A lei da oferta e da procura/demanda precisa ser ponderada no momento em que o preço de um produto está sendo estabelecido. A lei afirma que quando os produtos tem uma demanda muito grande e não tem oferta, os preços tem que subir para equilibrar a produção e consumo; mas se há ofertas de produtos e não há demanda, então os preços sobem sob o mesmo pretexto de equilibrar produção e consumo.

Existe uma série de fórmulas matemáticas que podem ajudar na hora de colocar preço em um produto levando-se em consideração a lei da oferta e da procura/demanda. E os profissionais de marketing precisam conhece-las para que façam um bom trabalho. Não adianta ter um produto bom, se ele não vender. O segredo aqui neste ponto é entender como o mercado se comporta e gerar receita em cima deste fato.

Comentários

Envie seu comentário