A Pesquisa de Marketing e Alguns Exemplos

Fazer uma pesquisa de marketing é essencial para que uma empresa venha a conhecer o mercado no qual vai atuar. Existem algumas diferenças quando o mercado a ser pesquisado é nacional e internacional, pois, embora uma pesquisa de marketing tenha pontos semelhantes em ambos os casos, é natural que, por causa da diferenciação de ambiente e de consumidores, haja um foco um pouco diferente. Sendo que quando uma empresa vai fazer uma pesquisa de marketing nacional, provavelmente ela já conhece bastante como se comporta o ambiente cultural do local, o que não é verdade quando ela vai fazer uma pesquisa de marketing em outro país.

Elaborar uma Pesquisa de Marketing

pesquisa-de-mercado

O sistema de coleta de informações precisa ser padronizado, senão não será eficiente. Com isso, deve haver uma lista de assuntos relevantes para a empresa. Os assuntos relevantes  podem ser reunidos em 6 grupos diferentes, os quais são mostrados em seguida:

  1. Análise potencial: Estimativas de demanda, comportamento do consumidor, exame do produto, canais e meios de comunicação.
  2. Concorrência: Estratégias;
  3. Câmbio: Atratividade da moeda do país, taxa de juros, expectativa de analistas
  4. Leis e normas: Leis, regras sobre impostos, remessa de lucros
  5. Recursos: Físicos, financeiros e humanos;
  6. Geral: Ambiente social, político e cultural.

Para coletar as informações é preciso levar em consideração a padronização e pontos citados acima, mas existe muito mais em uma pesquisa de marketing. É necessário que os profissionais que vão cuidar da pesquisa viagem até o país, no caso da pesquisa internacional, e assistam seus jornais, leiam suas revistas, visitem as casas daqueles que serão seu público alvo, enfim, acompanhem muito bem o mercado local.

Alguns exemplos de pesquisas de marketing

É preciso entender o “jeito” do lugar onde será feita a pesquisa, tudo isto tem o objetivo de identificar os gostos e interesses do público alvo. Um exemplo muito bom é o caso da Toyota, quando decidiu reformular seus carros de luxo. A Toyota decidiu visitar a casa de todas as pessoas que eram seu público alvo em busca de entender qual eram seus interesses. Para tanto, até se hospedaram em hotéis de luxo, tudo isto para entender e ter uma noção dos serviços que estas pessoas queriam.

Um outro exemplo é o caso do lançamento do sabão ALA no nordeste brasileiro, onde seu público alvo seriam as donas de casa analfabetas e com hábitos muito peculiares no que diz respeito ao uso do sabão.

Eles visitaram essas pessoas e descobriram que as dona de casa do nordeste lavavam a roupa no rio com sabão em pedra e não usavam o sabão em pó para lavar, só para perfumar, levando-o num saquinho amarrado à cintura e eram pessoas de extrema baixa renda. Com base nestas informações, criaram o sabão em sacos de 200 gramas, o menor do Brasil, com cores chamativas e trê letras grandes, pois assim poderiam ser facilmente identificados por consumidoras analfabetas. E o preço estava abaixo de R$ 1,00 (um real). Este sabão ganhou muito em participação de mercado naquele lugar.

Por isso que a pesquisa de marketing, se feita adequadamente, pode gerar grande crescimento para a empresa e o lançamento de produtos que venham a beneficiar e muito o publico alvo desejado.

A pesquisa de marketing é essencial para toda as empresas que querem lançar um novo produto em um novo mercado e aproveitar o seu potencial.

Comentários

Envie seu comentário