A Questão do Lançamento de Produtos Novos – (Soluções Empresariais)

O lançamento de produtos novos é um importante processo dentro de uma empresa, pois, quando se fala em empresa comercial, sabemos que tudo gira em torno do produto e é este que a faz ter lucro ou não. O produto é de onde a empresa tira capital para dar continuidade à sua existência e, por isso, é demasiadamente importante. Quando a organização quer lançar um novo produto, é preciso ter muito cuidado, pois o risco de dar errado é alto e, embora não exista aqui no Brasil um medidor de índices de falhas de produtos, sabe-se que acontece com frequência.

assessoria-empresarial

A economia está sofrendo a consequência de um mercado globalizado e as empresas precisam fazer “das tripas, coração” para conseguirem se manterem competitivas, pois há muitos concorrentes.

E é exatamente neste ambiente que as empresas precisam arrumar uma maneira de crescer cada vez mais, ou seja, conquistar novos mercados e, consequentemente, novos clientes. Mas como a concorrência anda muito em alta, muitas empresas estão lutando para manter seus atuais clientes e não perde-los do que para, efetivamente, entrar em novos nichos. E é criando produtos novos que isto pode ser possível. O lançamento de produtos novos pode fazer a diferença na vida de uma empresa e até mesmo salva-la da falência.

Para quem não sabe, o dono da Disney passou por uma crise muito grande em uma época, o qual iria leva-lo à ruína, pois já estava praticamente sem dinheiro. O parque teria que fechar as portas e o sonho de uma vida inteira iria por água a abaixo. Disney só tinha dinheiro para produzir um filme (para quem não sabe, Disney não é só um parque de diversões, de lá também surgiram grandes filmes infantis), de modo que ou ele vendia a empresa e ainda se daria bem, ou ele fazia o filme que, se fosse um fracasso, lhe deixaria em maus lençóis e completamente pobre. Como bom empreendedor, ele resolver arriscar e fez o filme, o qual foi um sucesso em bilheteria, resgatando a empresa da beira da falência e levando-a a ser o que é hoje, um sonho para muitas crianças do mundo todo.

Mas o que esta historia da Disney tem a ver com o lançamento de produtos novos? É que, se você reparar bem, a Disney iria à falência, se não fosse o filme novo (produto novo) ser lançado. O filme se chamava “Cinderela” e foi o que salvou a empresa da falência.

Assim como a Disney foi salva pelo lançamento de um novo produto, que neste caso foi o filme da Cinderela, muitas empresas se vêem nesta situação. Talvez não estejam à beira da falência, mas se vejam necessitadas de criar um produto novo para aumentar sua participação no mercado ou para não perder seus atuais clientes.

O lançamento de produtos novos também ajuda a empresa a receber certos benefícios, tais como a vantagem de se conseguir lucros rapidamente, pois não há concorrentes no mercado quando um produto novo é lançado, aí os clientes só tem uma opção, que é comprar da própria empresa que o lançou.

Comentários

Envie seu comentário