A Segmentação de mercado e a personalidade do cliente

A segmentação de mercado se dá exatamente pela personalidade que um grupo de cliente possui. Quando a empresa resolve entrar em um mercado, ela tem que entender como ele se comporta e, principalmente na hora de escolher onde atuar, precisa entender a personalidade dos consumidores. Segmentar o mercado significa identificar o que potenciais clientes querem e depois oferecer isso a eles. E o que cada cliente quer está intimamente ligado à sua personalidade.

Deixo-vos a seguinte frase:

Conhecendo a personalidade de seus consumidores o mercado poderá utilizar-se de uma abordagem de mercado segmentado.

personalidade-do-cliente

Como podemos ver, segmentar o mercado é identificar a personalidade do cliente em potencial e depois tomar medidas e atitudes que vão ao encontro de suprir as necessidades que esta personalidade traz consigo. Mas afinal de contas, o que vem a ser personalidade?

Se procurarmos em um dicionário, vamos encontrar que “a personalidade vem a ser o caráter exclusivo de uma pessoa”. A psicologia define personalidade uma maneira mais abrangente e, ao meu ver, mais complicada. Para fins deste texto, considere a definição do dicionário.

Com base no que foi lido, podemos entender o seguinte: A personalidade representa o que há de mais individual em cada um de nós e como isso é importante e afeta os nossos comportamentos.

Cada consumidor forma seus hábitos de compra de serviços ou produtos baseados na sua personalidade, por isso é extremamente necessário fazer um marketing de personalização, e assim se dá a segmentação de mercado.

Muitas estratégias de marketing podem ser construídas depois que se conhece a personalidade do consumidor (público-alvo). A estratégia é personalizada para cada indivíduo. Desta forma o mercado segmenta-se e as estratégias também segmentam-se.

Portanto, a segmentação de mercado atingi um grupo específico de pessoas, e por se tratar de algo tão específicos, podemos dizer que são pessoas que realmente estão interessadas naquilo que está sendo oferecido, independente ser um produto ou serviço.

A segmentação de mercado e de estratégias faz com que um abordagem seja mais bem aceita pelo consumidor. Abaixo veja alguns tipos de segmentações que podem ser feitas para definir um nicho de mercado:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Posição social;
  • Hábitos de compra;
  • Saúde;
  • Entre outros;

As estratégias de marketing que procuram abarcar as pessoas focadas em sua personalidade farão mais sucesso quanto mais segmentadas forem.

Tome como exemplo um notebook de ultima geração para facilitação de trabalhos. Com certeza um público alvo bastante interessado seriam os executivos, pois possuem interesse e poder de compra. Então seria interessante que este material fosse divulgado em uma estratégia de segmentação que abordasse o anuncio em uma revista para executivos. Da mesma forma, mulheres que são aficionadas em modas, gostariam de comprar uma revista que lhes indicasse a tendência do próximo ano.

Cada nicho e exemplo que foram citados correspondem a uma pequena parte do que uma empresa pode fazer na segmentação de mercado e de suas estratégias. Infelizmente estas estratégias segmentadas tem um custo bastante elevado, necessitando, muitas vezes, de um alto poder computacional, aumentando assim ainda mais os gastos para a execução.

Comentários

Envie seu comentário