A Segmentação de Mercados Internacionais

A segmentação de mercados é quando uma empresa foca o seu público alvo baseada em interesses específicos destes grupos. Independente de onde uma empresa resolva atuar, saiba que ela pode ser mais ou menos especifica no que quer atingir. Existem milhares de áreas especificas que podem ser exploradas e render muito para uma empresa. Neste artigo você vai entender como se dá a segmentação para mercados internacionais, que não há tanta diferença com relação ao nacional, pois não diz respeito somente à culturas, mas a desejos de consumidores e  clientes em potencial.

Definição-para-marketing

Os profissionais de marketing podem usar vários critérios para segmentar os vários países existentes, mas os mais comuns são os demográficos e psicográficos. A segmentação demográfica baseia-se em algumas características da população, tal como sexo, idade, renda, ocupação, entre outras coisas.

Segmentação por Idade

Se formos segmentar o mercado de vários países por idade, saiba que podemos fazer entre jovens de 12 a 18 anos. Isto porque esta geração tem grande interesse em vários ramos de atividades que movimentam muito dinheiro, tais como moda, música, estilo, sendo que estes ainda possuem um ritmo de vida dinâmico. No mundo é o segmento muito homogêneo. Tome a MTV como um setor que atua diretamente neste publico alvo jovem.

Segmentação por renda

Para a maioria dos produtos a renda definitivamente é muito importante na hora de fazer a segmentação de mercado. Um dos índices que usa-se muito pelas empresas para definir essa questão da renda é a renda per capita, bastando dividir o produto nacional bruto pelo numero de habitantes do país em questão. Mas a renda per capta é tão importante quando o poder de compra. Embora existam países com baixa renda, o poder de compra neles é muito alto, o que dá uma boa qualidade de vida para a população. Um exemplo de país assim é a china, onde ganham pouco, mas, em compensação, é tudo muito barato por lá.

Segmentação por população

Segmentar o mercado por população é importante principalmente quando o preço do produto é muito baixo, pois assim é preciso que a população seja grande. Tome como exemplo uma empresa de cigarros, que normalmente tem preço baixo. Esta empresa não pode focar suas operação em países que tenham pouco numero de habitantes, pois assim não faturarão muito. O mais correto é investir em países populosos, tais como a china, e com certeza os lucros serão imensos.

Segmentação psicográfica

Estra forma aqui reúne os hábitos de consumo dos seus consumidores, visto que nem sempre a analise demográfica é suficiente. Um exemplo foi a Porche, empresa de fabricação de carros luxuosos, que passou a usar a segmentação psicográfica depois que as suas vendas caíram na década de 1980. Até então a empresa tinha uma segmentação de consumidores como sendo homem, e que tinha mais de 40 anos, um nível universitário e uma renda superior a 200 mil dólares por ano. Mas depois percebeu que a compra dos carros era motivada por fatores muito mais emocionais do que demográficos, então precisou mudar a sua forma de atuação.

É preciso definir muito bem qual a segmentação de mercado internacional vai atuar, pois isto interfere no crescimento da empresa e abertura de um novo negócio ou mercado.

Comentários

Envie seu comentário