by

Aprenda a ler mais (A literatura brasileira)

Como anda a literatura brasileira? O Brasil infelizmente não é um país de leitores. Estudos feitos pelo instituto Pró-Livro, no ano passado, comprovam esta afirmativa. O estudo constatou que o brasileiro lê em média 1 livro por ano. Mas este dado é uma média, pois a maioria não lê nem sequer 1 livro por ano. Diferentemente do Brasil, na argentina a leitura é uma cultura viva. O jovem argentino lê em média 30 livros por ano. Não se admira o país ter um Índice de Desenvolvimento Escolar tão alto.

Mas o que fazer para mudar esta realidade? Como ler mais?

Se você é uma daquelas pessoas que tem vontade de ler mais não consegue, preste muita atenção neste artigo, ele pode despertar em você o hábito da leitura.

Um dos principais fatores que fazem alguém que não tem o hábito de ler não conseguir ler é o costume. A falta de prática da leitura torna ler uma tarefa difícil. Quando não se tem o hábito de ler, é comum sentir sono, dor de cabeça, preguiça etc. Você não é o único a sentir isto, estas são algumas das características que comprovam que você precisa se habituar a ler.

Para conseguir ler não basta apenas ter um livro ou sentar na frente do computador e abrir um E-book. As pessoas que não tem o hobby de ler raramente conseguiram ler um livro que não é de seu interesse. Por exemplo, você não vai terminar de ler este artigo e pegar um livro de direito comercial para ler. Além de o tema ser um pouco complicado, a menos que você goste da área ou esteja precisando muito, você provavelmente não conseguirá ler um livro destes.

Para acostumar-se a ler, comece lendo algo que lhe interesse uma revista, um quadrinho, um jornal. Enfim, se você aderir à prática de ler todos os dias, o dia que você não ler, irá sentir falta daquilo. Quando este dia chegar você estará preparado para ler qualquer tipo de textos, sejam eles técnicos ou livros romances entre vampiros e lobisomens de 700 páginas.

Comentários

Envie seu comentário