As Oportunidades e Ameaças de uma Empresa Precisam ser Enxergadas

As oportunidades e ameaças de uma empresa estão aparecendo constantemente no mundo dos negócios, pois a todo momento acontecem fatos que podem abalar positiva ou negativamente o andamento dos negócios de uma organização. O problema é que muitos gerentes, principalmente os da parte de marketing, ficam acomodados e não querem muitas vezes enxergar o que está bem à sua frente e aceder a certas oportunidades vantajosas e fugir ou resolver as possíveis ameaças que se fazem presente.

Poderíamos dizer que as oportunidades são como uma mão que está estendida para ajudar a empresa e as ameaças são uma mão pesada que, se a empresa não estiver estrutura, vai acabar afundando-a. Então é bom que a empresa saia da sua rotina para identificar oportunidades e ameaças e que venham a ser perguntar: “Quem somos nós?”, “Que oportunidades e ameaças podem surgir e que nós ainda não nos demos conta?”. Simplesmente muitas empresas vão à falência devido a falta de preparo para identificar oportunidades e ameaças e isto é muito ruim.

As oportunidades e ameaças não surgem do que é feito agora, na rotina da empresa, mas sim de uma prevenção para o futuro. Então é preciso que o profissional de marketing olhe além do seu tempo para identificar possíveis oportunidades ou possíveis ameaças e ter uma reação proativa com relação às mesmas.

empresas-de-sucesso

A oportunidade é muitas vezes o que a organização precisa para entrar em um novo nicho de mercado ou até mesmo utilizar novas tecnologias ou novas formas de financiamento, enfim, as oportunidades podem surgir dos mais diversos lugares e aspectos de uma organização e fora dela também. Da mesma forma acontece com as ameaças, que precisam ser previstas. É certo que muitas ameaças, como catástrofes naturais, as quais geram muitas perdas e prejuízos para as empresas, não podem ser previstas ou prevenidas, mas os fatores que podem devem ser vistos com grande consideração, pois uma ameaça pode ser a destruição de uma empresa se ela não for identificada e o problema solucionado a tempo.

Até mesmo uma mudança mínima pode gerar oportunidades ou ameaças, tais como:

  • Uma mudança pequena nos preços: Exemplo – O seu concorrente muda o preço dos produtos semelhantes para um pouco mais baixo e os seus clientes são atraídos para ele, fazendo com que seus lucros diminuam.
  • Uma nova tecnologia: Exemplo – Algo que você não se atualizou e acabou perdendo espaço no mercado. Já imaginou se a Samsumg não tivesse acompanhado o crescimento dos smartphones? Ela iria à falência sem duvidas.
  • A entrada de um concorrente: Exemplo – Você tem uma pequena padaria, aí abre uma padaria nova no fim da rua e seus clientes que moram mais perto dela começam a se dispersar para lá, mesmo que os preços sejam semelhantes.
  • Mudanças de políticas no governo: Exemplo – A lei seca deve ter influenciado muito na queda de venda de bebidas de pequenos comerciantes de beira de estrada. Assim como a proibição da veiculação de publicidade na TV para empresas de cigarros.

Então é preciso estar antenado nas oportunidades e ameaças, senão a empresa pode perder muito com isso.

Comentários

Envie seu comentário