As variáveis sociais importantes para o marketing

As variáveis sociais são muito importantes para entender o comportamento dos consumidores e assim fazer uma campanha de marketing efetiva e focada em resultados. Mas o que vem a ser as variáveis sociais? São as influências que recebemos do ambiente no qual vivemos e que modificam ou moldam o nosso comportamento. Neste artigo você conhecerá as variáveis sociais, tais como o estilo de vida, os valores sociais e a demografia.

Estilo de vida

estrategias-de-marketing-socialO estilo de vida é importante influenciador nos hábitos de compra de uma sociedade. Há anos a estrutura da sociedade era outra totalmente diferente do que é hoje. O estilo de vida das pessoas era mais definido, pois baseava-se basicamente na estrutura familiar (pai, mãe, avos, filhos, etc). Desta maneira era fácil focar no que as pessoas precisavam. Hoje a sociedade mudou drasticamente e, com isso, seu estilo de vida. Temos atualmente todo tipo de pessoas e, consequentemente, todo tipo de comportamento.

Atualmente existem mais mulheres no mercado de trabalho, as famílias não são mais tão unidas e agora tem menos filhos que outrora, já é permitido o casamento homossexual em muitos locais, tudo passou a ser mais imediatista, o almoço em família praticamente desaparece em muitos casos, enfim, o mundo virou uma correria e os estilos de vida foram  mudando e agora as empresas tem mais dificuldades para identificar as necessidades dos novos estilos de vidas atuais componentes das variáveis sociais.

Valores Sociais

O valor social é o valor que damos para algo ou alguém que vai além das suas características físicas. Muitos produtos são valorizados além do que realmente podem fazer por uma pessoa. Então podemos dizer que os valores sociais são importantíssimos de serem compreendidos por uma empresa, já que o consumo pode ser significativamente afetado devido à eles.

Já reparou que há pessoas que gastam milhões fazendo coleções de objetos que fisicamente não valem tanto? Isto acontece porque o valor que é dado aqueles objetos vai além do que realmente podem fazer por uma pessoa, pois o valor é sentimental. Acontece que muitas vezes um produto tem grande importância para uns e pouco importa para outros, isso se dá devido a percepção individual de cada um e o valor dado pela pessoa ao produto. Normalmente este valor social nasce de um meio social, ou seja, a sociedade foi responsável por aquele valor, por isso é um valor social.

Demografia

O homem se comporta de acordo também com o meio físico onde vive, ou seja, a demografia do local está baseada no próprio local. A população mundial aumentou substantivamente e isto afetou vários locais. Muitas pessoa migraram para outras regiões em busca de condições e outras voltaram para sua terra porque agora ela oferece prosperidade. E o modo de vida daquele local influencia na aquisição de produtos. Tome como exemplo um esquimó que consome produtos que vão ajuda-lo a sobreviver em um local tão frio como é o ambiente deles. Assim como também os ribeirinhos tendem a consumir mais peixes do que outros elementos para a alimentação. O local influencia no marketing que é feito para as pessoas daquele ambiente.

Dessa forma, os valores sociais precisam ser compreendidos por qualquer empresa atuante.

Comentários

Envie seu comentário