Atender bem o cliente faz toda a diferença na fidelização do cliente

As empresas tem investido cada vez mais na excelência no atendimento, mas infelizmente ainda há um longo passo a percorrer quando o assunto é atender bem o cliente. O que muitas não percebem é que é mais difícil manter um bom relacionamento com o consumidor se estes não são tratados da melhor maneira possível.

A excelência no atendimento faz toda a diferença na fidelização do cliente

Para exemplificar o que foi dito acima, vamos tomar em consideração uma loja de magazine, onde vendem-se roupas, eletrônicos e produtos dos mais variados tipos e, como todo magazine, tem seus vendedores atendendo pelo salão da loja. Muitos destes vendedores não tratam corretamente o cliente, esquecendo-se que são a “cara” da empresa. Quando um vendedor destes não tem excelência no atendimento, vai manchar a imagem da marca na cabeça do cliente em questão que foi atendido por este. Dificilmente um cliente vai querer comprar em uma loja onde não se sente bem. E se este cliente resolver comprar, provavelmente não irá voltar lá tão cedo.

Vou usar uma analogia aqui pegando o exemplo dos blogs da internet. Você provavelmente já visitou vários, mas em quantos deles você voltou ou volta diariamente? Tem algum no qual você é fiel e lê frequentemente? Existem blogs que já tiveram mais de 1 milhão de acessos, mas continuam tendo sua fatia diária de 1000 ou 2000 visitantes. Se estes blogs tivessem fidelizado todos os 1 milhão de visitantes que passaram, então eles teriam uma visita diária ou mensal em torno deste número também.

Assim são as lojas e outros estabelecimento. Talvez já tenham passado inúmeros clientes numa loja e até comprado, mas quantos voltam para comprar com frequência? Se uma loja já vendeu muito durante sua existência, mas não vende muito em períodos curtos de tempo, então é porque não fideliza seus clientes e, tenha certeza, a excelência no atendimento tem grande papel nisso.

Clientes-satisfeitos

Atender bem o cliente é o segredo da fidelização

Atender bem o cliente é obrigação da loja e isso vai muito além de fazê-lo apenas no momento da compra. As pessoas gostam de saber que são importantes para os outros. Tome como exemplo um dentista que aumentou sua clientela e fidelizou muitos dos que consumiam seus produtos com uma simples ligação que acontecia no dia seguinte do atendimento. Ele ligava para os clientes perguntando se eles estavam bem e agradecendo por terem ido até sua clinica. Uma ação simples, mas que fez toda a diferença.

Já imaginou se você comprasse uma TV em uma loja de eletrônicos e no dia seguinte recebesse uma ligação da empresa perguntando se a TV estava sendo do seu agrado? Com certeza você iria sentir-se importante e seria fidelizado, voltando outras vezes para comprar lá não é?

Essa é a magia da excelência no atendimento: Fazer com que os clientes que chegam até um local nunca mais queiram sair de lá, tamanha a satisfação e a emoção de sentir-se bem com o estabelecimento.

Se você tem uma empresa, invista nisto. Treine os funcionários para tratarem bem todo tipo de pessoas, afinal de contas, aquela máxima de que o cliente tem sempre razão e é o maior patrimônio da empresa, ainda é válida.

Comentários

Envie seu comentário