Atitudes que Faz sua Empresa Crescer

Finalmente chegamos ao terceiro e ultimo artigo da série “como aumentar a produtividade na sua empresa”. Agora você ficará com os dois últimos tópicos que estavam faltando e que, sem dúvidas, se colocados em prática, farão uma enorme diferença na sua organização empresarial.

como-treinar-meus-funcionarios

Foto divulgação: Atitudes que Faz sua Empresa Crescer

Treine os funcionários

As empresas esperam sempre determinados conhecimentos daqueles que contratam, mas muitas vezes esquecem que o que realmente vai definir a capacidade do empregado é a prática. Mas muitos que são contratados nas empresas não tem experiência, apenas conhecimento. E há de admitir que cada empresa tem sua particularidade em tudo, inclusive nas formas de execução de tarefas. Portanto é preciso treinar o funcionário, capacitá-lo para que ele possa fazer seu trabalho da melhor maneira possível. Os funcionários são a cara da empresa, mas quem cuida da “cara” é sempre a própria pessoa não é? Espero que tenham entendido.

Divisão de tarefas

Como foi mencionado no segundo tópico no exemplo da empresa de pinturas, voltarei a dar mais ênfase no seguinte: Cada peça que compõe a empresa é necessária para que o todo se complete, por isso que tudo deve está no seu devido lugar e funcionando corretamente.

Quero dizer com isso que cabe aos administradores, supervisores e gerentes a função de descobrir talentos e delegar as tarefas para aquelas pessoas que tem aptidão para executa-las. Cada funcionário deve está colocado naquilo que sabe fazer e que faz bem, pois assim diminui o risco de erros e diminui também o tempo para que as tarefas sejam feitas e ai sabe o que acontece? A produtividade aumenta. Cada um tem o seu papel na empresa e tem que saber o que está fazendo. Cada qual tem um afazer e uma competência específica e cabe àquele que administra colocar as coisas no lugar certo e saber dividir muito bem as tarefas.

De tudo aquilo que eu falei, segue o seguinte exemplo:

Podemos citar a cadeia de lanchonete McDonald´s. A empresa padronizou todos os procedimentos de produção do lanche, de modo que um produto consumido em Pequim seja absolutamente similar ao consumido em Fortaleza. Seus funcionários da linha de frente são treinados para serem parte de uma estudada engrenagem. Assim, quem frita o hambúrguer segue alguns passos pré-determinados, como colocá-lo na chapa e acionar um botão que soará um apito indicando a hora de virá-lo e outro apito indicará a hora de retirá-lo da chapa e colocá-lo no pão, onde já estarão os outros componentes etc. É uma perfeita linha de montagem, com um mínimo de interferência do funcionário. Este modelo de produção procura automatizar o trabalho humano.

Como você deve ter percebido no exemplo acima, tudo é bem dividido, cada funcionário tem a sua função definida e sabe o que tem que fazer, todos os passos para a produção do bem final foram estudados de modo que fossem executados da melhor maneira possível e é por isso que a produtividade é grande e o rendimento é maior. Tenho certeza que isso é que faz a McDonald’s ser uma das maiores empresas do planeta. Pense nisso.

Comentários

Envie seu comentário