Bicicletas: Dicas importantes para principiantes

Muita gente está se empolgando em começar a usar a bicicleta como meio locomoção, mas se esquecem que a bike também precisa de certos cuidados para não nos deixar na mão. É sempre bom lembrar que uma vez por ano precisará passar em uma bicicletária para dar uma geral, principalmente para alinhar a roda pois poderá ficar um pouco torta se passar por muitos buracos, também para trocar os cabos de aço dos freios e dos câmbios, mas para ajudar a deixar sua bike sempre em ordem é só seguir algumas dicas básicas que você mesmo pode fazer. Veja abaixo:

bicicleta-enfeitada-rosas

Manter os pneus sempre bem calibrados

Preste muita atenção com os pneus, pois com o tempo eles podem esvaziar e com isso deixará a bike pesada podendo até furar a câmara. No pneu vem uma indicação de quantas libras seria o ideal, sempre em mas com o tempo precisará apenas apalpar e ver se já é o suficiente.

Ajustando adequadamente o selim

Para evitar dores nas costas ou nos joelhos é muito importante regular a altura do selim. Então para saber qual é a altura ideal a perna que esta no pedal mais baixo tem que estar quase toda esticada e dessa forma fica menos cansativo ao pedalar principalmente se for por em um longo percurso.

Manutenção da corrente

Para quem pedala na área urbana é preciso que pelo menos 1 vez por mês limpe a corrente, mas para quem esta na zona rural ou em municípios litorâneos faça a cada 15 dias para uma melhor conservação da mesma. Jogue água depois passe um pincel de cerdas duras ou uma escova de dente velha para tirar a maior parte da sujeira, depois molhe com uma solução de 50% de água 50% de querosene na sombra para não manchar a pintura, depois é só enxaguar em e deixar secar no sol. Então lubrifique com desengripante ou óleo de máquina.

Freios

Um item muito importante na sua bike são os freios, pois devem estar sempre bem regulados para evitar acidentes principalmente ao descer ladeiras. Preste atenção nas pastilhas que encostam no aro da bike e se estiverem muito gastas terá que fazer a troca, porém se estiver pouco desgastada solte o parafuso que a prende e ajuste mais para perto do aro e reaperte novamente. Se sentir dificuldades leve em uma bicicletária para fazer isso e nunca saia com bicicleta sem freios pois é muito perigoso.

Câmbio

Para quem vai fazer longas jornadas é mais confortável o uso do câmbio de 18 marchas, mas se quiser incrementar encontrará no mercado câmbios de até 28 marchas. O cambio não costuma dar defeitos e é um pouco complicado arrumá-lo, então se der problema leve numa bicicletária.

Seguindo essas dicas sua bike terá uma vida útil muito maior evitando gastos e tornando muito mias confortável para pedalar.

Comentários

Envie seu comentário