Como fazer a declaração do imposto de renda 2013

Chegou a hora de se preocupar com a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física 2013) referente ao rendimento total do ano de 2012, para isso é preciso preencher a declaração e enviá-lo conforme as orientações da Receita Federal. Veja abaixo as orientações para saber se como realizar a declaração do imposto de renda 2013 e o período determinado pela Receita, é importante ficar atento para não perder o prazo e pagar multas para a Receita Federal.

imposto-de-renda-2013

Qual o prazo para a apresentação do IRPF 2013?

As declarações deverão ser feitas no período entre o dia 1º e o dia 30 de abril do ano de 2013. A recepção das declarações do IR feitas pela internet não funcionara mais depois das 23 horas 59 minutos e 59 segundos do dia 30 de abril.

Haverá alguma penalização se a declaração for entregue depois do prazo ou se  não for entregue?

Será cobrado 1% ao mês com base no imposto devido mesmo que seja pago de forma integral. O valor mínimo da multa é de 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido. Começará a valer depois do termino do prazo, então a melhor coisa a se fazer é não deixar para fazer a declaração em cima da hora para evitar o surgimento de imprevistos.

Onde fazer o download do programa IRPF 2013?

Utilize o programa IRPF 2013 para preencher a declaração e então enviá-la. Poderá obter o programa pela internet através do site oficial da Secretaria da Refeita Federal do Brasil que tem o seguinte endereço: www.receita.fazenda.gov.br ou entre diretamente neste endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2013/declaracao/download-programas.htm.

E contribuintes casados como declarar?

Poderá declarar juntamente com o cônjuge caso desejar ou poderá fazer uma declaração em separado.

Onde declarar o IRPF?

Poderá fazer pela internet através do site da Receita Federal de forma prática ou poderá fazer o preenchimento da declaração e gravá-lo em disquete (exigência feita pela Receita devido as limitações dos bancos), depois entregue o disquete em uma das agências do Bando do Brasil ou em agências da Caixa Econômica Federal.

Comentários

Envie seu comentário