Como limpar e conservar o couro de forma correta

Com a chegada do inverno ou do outono podemos notar as temperaturas mais baixas e então somos obrigados a retirar os casacos e jaquetas de dentro do guarda-roupa. Algumas vezes somos surpreendidos com as mudanças rápidas de temperaturas e sempre precisamos ter as roupas de frio prontas para uso. Nesse articulo daremos algumas dicas de como limpar e conservar o couro de forma correta para evitar as manchas de mofo em couro. 

As peças de couro sempre são usadas tanto pelos homens quanto pelas mulheres e nunca saem de moda como as jaquetas, blazers e calças, o mais interessante é que a duração dessas peças é bem longa e resiste a diversos anos de uso. A única desvantagem é que as roupas de couro estão ainda mais vulneráveis a criação de fungos e mofo se estiverem guardadas por muito tempo no guarda-roupa, então precisará tomar cuidados específicos para manter o couro com a aparência jovial e com as particularidades preservadas.

limpando-jaqueta-de-couro

Foto divulgação: “Como limpar peças de couro”

Os cuidados são necessários e se realizar a limpeza de peças de couro de forma errada poderá danificar toda a peça sem chances de reverter os danos pois o couro poderá encolher, desbotar ou até mesmo ressecar deixando a peça totalmente inutilizável. Para te ajudar daremos algumas dicas de como limpar o couro para evitar o aparecimento de fungos e para manter o couro por muitos anos seja roupas, acessórios ou até mesmo bolsas desse material.

Como limpar e como manter o couro conservado?

– As peças de couro precisam respirar e por isso precisam de lugares arejados e com sombra para se conservarem, nunca o guarde em locais húmidos e fechados.

– Para realizar a limpeza das peças de couro só precisará de um pano umedecido e uma quantidade mínima de sabão neutro de coco. Feito isso, deixe secar no sol por algum tempo, se deixar por muito tempo poderá ressecar o couro.

– Se o coro está mofado evite umedecê-lo demais, use um pano de algodão ou uma flanela levemente umedecida para limpar e tenha paciência. Para evitar o mofo em couro você deverá colocar um pouco de cal virgem em um vidro dentro do guarda-roupa para que absorva a umidade ou um pedaço de cedro perto da peça, isso ajuda a evitar o mofo.

– Poderá pendurar em um cabide e usar uma capa em TNT.

– No caso dos calçados é só aplicar um impermeabilizante em splay.

O que não fazer?

– Nunca aplique detergente, óleo, álcool ou qualquer outro produto químico.

– Não guarde o couro ainda molhado para não mofar.

– Não deixe exposto no sol por muito tempo.

– Não use o ferro de passar diretamente no couro.

Comentários

Envie seu comentário