Como Requerer a Aposentadoria por Tempo de Contribuição

A solicitação do beneficio de aposentadoria por tempo de contribuição pode ser feita através de um agendamento prévio pelo portal da Previdência Social online, Em uma das Agências da Previdência Social e através do telefone ligando para 135, mas é preciso que o contribuinte tenha cumprido com todas as exigências legais. Veja neste artigo quais são os requisitos e como calcular o tempo de contribuição para saber se você já pode requerer a aposentadoria por tempo de contribuição:

calculo-aposentadoriaNo caso da aposentadoria por tempo de contribuição pode ser solicitada a aposentadoria proporcional ou a integral. A aposentadoria proporcional pode ser solicitada se o trabalhador tiver o tempo de contribuição necessário e se tiver a idade mínima, o homem trabalhador precisa ter 53 anos de idade com 30 anos de contribuição mais 40% do tempo que faltou em 16 de dezembro do ano de 1998 e a mulher trabalhadora precisa ter 48 anos de idade com 25 anos de contribuição mais 40% do tempo que faltou em 16 de dezembro de 1998 para que o tempo de contribuição fique completo. No caso da aposentadoria integral, o homem trabalhador precisa ter contribuído no mínimo 35 anos e a mulher trabalhadora precisa ter pelo menos 30 anos de contribuição comprovado.

Para ter o direito a qualquer um dos dois tipos de aposentadoria é preciso que o trabalhador cumpra o período de carência, esse período é correspondente ao número mínimo das contribuições mensais consideradas indispensáveis. Todos os que se inscreveram antes do dia 25 de julho de 1991 deve seguir uma tabela progressiva, já os que se inscreveram depois dessa data precisam completar 180 contribuições.

O trabalhador não precisa parar de trabalhar para conseguir se aposentar e a aposentadoria por tempo de contribuição é algo irrenunciável e irreversível, ou seja, depois de sacar o Fundo de Garantia ou o PIS, o segurado não poderá jamais da aposentadoria.

Como calcular aposentadoria por tempo de contribuição

Para calcular a aposentadoria por tempo de contribuição, acesse o link: www.mpas.gov.br e clique na opção: (Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição) feito isso você preciso preencher os dados requeridos, para fazer a simulação da aposentadoria por tempo de contribuição, deverão ser inseridos os períodos de vínculos e/ou contribuições à Previdência Social.

Mais informações acesse: www.previdencia.gov.br

Comentários

Envie seu comentário