Como solicitar a 2ª via da Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho é essencial na vida do trabalhador brasileiro, afinal é na carteira de trabalho que ficam armazenados todos os registros das empresas que o cidadão trabalhou e desta forma terá todos os seus direitos previdenciários e trabalhistas como o direito as férias, o direito de receber o décimo terceiro salário, o repouso remunerado, o salário e também a aposentadoria. Se as páginas de sua Carteira de Trabalho já foram completamente preenchidas você precisará tirar a segunda via de continuação da carteira de trabalho, neste caso é também preciso apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Assim como qualquer outro documento estamos sujeitos a perder a carteira de trabalho seja ela roubada, danificada ou mesmo perdida. Saiba que é possível tirar a 2ª via da carteira de trabalho tranquilamente.

tirar-carteira-trabalho

Como tirar segunda via da carteira de trabalho

Documentos necessários para solicitar a 2ª via da carteira de trabalho:
•    Uma (01) foto 3×4 recente;
•    Carteira de Identidade;
•    CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
•    Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
•    Extrato PIS (retirado na Caixa Econômica Federal).

Para solicitar a 2ª via da carteira de trabalho precisará estar com alguns documentos em mãos como o CPF, o comprovante de residência, o RG (pode ser a certidão de nascimento e até mesmo poderá usar a carteira de motorista- CNH), um extrato do PIS que pode ser tirado em na Caixa Econômica Federal e uma foto 3X4 mais recente possível. Se o cidadão estiver casado é preciso ter em mãos a certidão de casamento e caso seja divorciado é preciso estar com a certidão de casamento averbada.

Caso a CTPS tenha sido danificada de uma forma que o portador não seja reconhecido no documento, o trabalhador também precisará apresentar a declaração do que ocorreu reconhecida pelo Cartório. Em caso de roubo ou perda da carteira de trabalho, o trabalhador precisará apresentar o Boletim de Ocorrência.

A pessoa terá que pedir a segunda via do documento na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), nas Prefeituras, em alguma Subdelegacia Regional do Trabalho ou no Poupa Tempo. Para recuperar todos os registros perdidos é preciso estar com a segunda via da carteira de trabalho em mãos para que consiga os registros novamente nas empresas em que trabalhou e se a empresa já não existe é preciso solicitar a SRT o histórico dos registros.

Comentários

Envie seu comentário