Como Tirar sua Primeira Carteira de Trabalho

Em 1932 no dia 21 de março o Decreto nº 21.175 instituiu a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e no dia 29 de outubro do mesmo ano foi regulamentada. A carteira de trabalho é considerada um documento obrigatório para que o trabalhador possa ser contratado por qualquer empresa independente do tipo de atividade a ser realizado. Neste artigo vamos dar instruções de como solicitar sua primeira carteira de trabalho, confira abaixo os documentos necessários e onde solicitar a certeira de trabalho:

carteira-de-trabalho

Foto divulgação: “Como faço para tirar minha carteira de trabalho?”

Na carteira de trabalho é possível visualizar todo o histórico profissional do trabalhador, pois é neste documento que é feita as anotações das empresas contratadas e é através dele que o trabalhador consegue ter acesso aos seus direitos. Com a carteira de trabalho é possível desfrutar de todos os direitos trabalhista que o cidadão tem direito como os benefícios previdenciários, o seguro-desemprego e o FGTS.

Documentos necessários

Para solicitar a primeira via da carteira de trabalho é preciso ter em mãos a carteira de identidade, o comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. Caso o trabalhador seja menor de idade é preciso apresentar a certidão de nascimento, se for maior de idade é preciso apresentar o Extrato do PIS que pode ser retirado na Caixa Econômica Federal, caso seja casado também é preciso comparecer com a certidão de casamento, se for separado é preciso comparecer com a certidão de casamento averbada e caso seja viúvo é preciso comparecer com a certidão de casamento e com o atestado de óbito. Poderá levar o CPF, Titulo de Eleitor e Carteira de Habilitação pois são documentos opcionais.

Onde solicitar a carteira de trabalho

A solicitação deve ser feita nas Delegacias Regionais de Trabalho, nas Subdelegacia Regionais do Trabalho, nas Agencias Regionais, nos Convênios e nas prefeituras.

Comentários

Envie seu comentário