Como tratar unha encravada e infeccionada

Existem muitas pessoas que sofrem com suas unhas encravadas, mas em muitos casos as unhas ficam levemente encravadas e podem ser facilmente removidas com a ajuda de algum instrumento higienizado com álcool. Há também quem tenha maiores problemas com as unhas encravadas, pois elas inflamam de tal forma que criam até pus deixando o dedo muito inchado e neste caso é preciso que procure por um médico para se livrar do grande incomodo. Dependendo do estado da unha será necessário realizar uma cirurgia simples e pequena para que a unha seja retirada, assim resolverá o problema. Veja abaixo como tratar as unhas encravadas e aprenda a tirar unha encravada em casa:

Como retirar a unha levemente encravada

unhas-encravadas-tratamento-caseiro

Foto divulgação: Tratar unhas encravadas – tratamento caseiro.

  • 1º Passo: Deixar a mão ou o pé que está com a unha encravada mergulhado por no mínimo 20 minutos em uma bacia cheia de água morna;
  • 2º Passo: É preciso higienizar toda a unha que está encravada, então retire as sujeiras que estão acumuladas nos cantos e embaixo da unha com uma espátula de manicure;
  • 3º Passo: Posicione uma tesourinha comumente usada por manicures na unha encravada de forma que a parte encravada fique levemente levantada e corte de uma só vez;
  • 4º Passo: Para não deixar que infeccione passe algum cicatrizante. Poderá usar o própolis.

Depois de realizar o procedimento procure evitar usar calçados fechados e também seque a região muito bem logo após dos banhos.

Como evitar que as unhas encravem

A principal dica para evitar as unhas encravadas é evitar cortar as unhas com formas arredondada, jamais corte as unhas adentrando pelas laterais e sim buscando sempre uma linha reta.

unhas-encravadasA melhor forma para evitar que as unhas encravem é cortar as unhas, sempre da maneira correta. Sempre corte as unhas do pé de forma reta sem deixar que criem pontas escondidas nas laterais das unhas, se quiser deixar em um formato diferente sempre deixe as laterais arredondadas.

Se as unhas continuarem a encravar pode ser por que as unhas crescem de forma desfavorável e se for o caso precisará procurar por um médico dermatologista para que ele recomende qual a melhor forma de resolver o problema, poderá retirar a unha em uma pequena cirurgia ou para que seja retirada com nitrato de prata.

Para diminuir a dor causada pela unha encravada poderá usar um anestésico em pomada e também é indicado que procure por um médico especializado caso apareça uma inflamação com pus, neste caso não tente tirar sozinho para não piorar a situação.

Comentários

Envie seu comentário