Cuidados com a alimentação da criança para prevenir a anemia

A alimentação das crianças devem ganhar uma atenção especial dos pais pois quando a criança não ingere os nutrientes e vitaminas necessárias ou trocam os alimentos importantes por doces e acabam ficando sem energia suficiente para realizarem suas recreações, sendo assim possivelmente as crianças não conseguiriam desenvolver seu intelecto e pode até mesmo adquirir algumas doenças como a obesidade e a anemia. Para ajudar a manter o cardápio de seus filhos saudável e para que elimine todas as possibilidades das crianças sofrerem com a anemia ferropriva daremos algumas dicas importantes que devem ser levadas a sério. Veja abaixo como manter as crianças saudáveis e como prevenir a anemia.

Como Evitar a Anemia

como-evitar-a-anemia

Crianças com menos de 1 ano

amamentando-bebeA amamentação é sempre muito importante para manter a criança saudável não apenas na infância mas durante toda a sua vida. É essencial que o bebê seja amamentado no mínimo durante os seis primeiros meses de vida para que seu corpo consiga se fortalecer melhor, mas se por algum motivo não foi possível dê preferência aos produtos especiais e fórmulas ricas em ferro. Não dê leite integral para crianças que ainda não completaram 1 ano de vida, pois podem causar micro-hemorragias intestinais que causam a anemia.

Crianças com mais de 1 de idade

É essencial que a criança continue a se alimentar de leite pelo menos 3 vezes ao dia para que consuma o cálcio, as proteínas e as vitaminas necessárias para o bom desenvolvimento.  Também é preciso que a criança seja alimentada com frutas, legumes, vegetais, carnes e outros alimentos importantes.

Não troque uma refeição pelo leite

A partir de 1 ano de idade as refeições como a janta e o almoço não podem ser trocadas pelo leite pois isso não consegue suprir todas as necessidades do corpo e se a criança ingerir uma quantidade maior de leite ao invés de outros alimentos, o cálcio acaba inibindo a absorção de ferro causando a anemia.

Alimentos recomendados e não recomendados

beterrabaNas refeições sempre sirva carnes, aves, peixes, vegetais de folhas escuras, tomate e fígado pois é rico em ferro. Nas sobremesas prefira servir frutas e sempre ofereça os sucos naturais de laranja, morango ou acerola.

Os refrigerantes, o café e o chá não devem ser consumidos pelas crianças de forma frequente pois podem dificultar que o organismo absorva o ferro. Os refrigerantes e doces devem ser consumidos pouquíssimas vezes pois além da anemia pode causar obesidade e outras doenças.

Comentários

Envie seu comentário