by

Dicas para estudar melhor

Dicas para estudar melhor e ser um estudante melhor – De uma maneira bem simplificada, podemos afirmar que aprender é memorizar algo para sempre. O grande problema é que isso não acontece sempre que queremos.  Por este motivo, a método que utilizamos para aprender é algo muito importante. Se você tenta memorizar algo simplesmente fazendo rascunhos, desordenadamente, dificilmente conseguirá lembrar posteriormente. Todavia, se você tenta associar as informações, com toda certeza terá mais facilidade para lembra-las depois.

Como estudar melhor

Um exemplo prático para estudar melhor

Os 5 princípios explícitos da constituição federal de 1988 são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Se você simplesmente ler os nomes, certamente não irá lembra-los depois. Mas você pode associá-los, fazendo uma simples abreviação, utilizando apenas as suas primeiras letras criando a sigla LIMPE.

  • Legalidade
  • Impessoalidade 
  • Moralidade
  • Publicidade
  • Eficiência

Use esta prática técnica em todas as suas atividades diárias, estudos, trabalho, compras, etc. Você não precisa utilizar apenas o método de siglas, você também pode fazer desenhos sobre o assunto. Muitas pessoas possuem mais facilidade em gravar uma informação em imagem do que em textos conhecido como “memoria fotográfica“. Você com certeza vai gastar pouco tempo para fazer seus esquemas de estudo, no mínimo, gastará menos tempo do que gastaria se usasse os métodos convencionais de memorização.

Dicas para estudar melhor

Tome muito cuidado quando estiver lendo livros ou apostilas de estudo. As pessoas possuem o mau hábito de ler rapidamente o conteúdo, e muitas vezes ainda pulam partes, lendo apenas aquilo que lhes interessa. Estude sempre lendo tranquilamente cada tópico, cada trecho, cada linha. Ler rápido é como passar por uma paisagem na estrada correndo à mais de 100km/h, você apenas passa, mas não vê quase nada. Estudar é uma prática árdua, mas que vale a pena. Por isso, dedique-se ao máximo e leia calmamente. O conteúdo se fixa paulatinamente em nossa mente, não se precipite.

Estudar é uma arte, por sinal, milenar.

Comentários

Envie seu comentário