Dicas para Passar no Vestibular – (Passei no Vestibular)

Passar no vestibular é o que muitas pessoas querem, principalmente os jovens que crescem ouvindo dos seus familiares que a única saída para este país é a educação. Muitos jovens tem sonhos de se tornarem grandes profissionais em determinadas áreas profissionais e por isso se matriculam nas mais variadas salas de cursinhos universitários espalhadas pelo país. Mas a verdade é que não importa o quanto uma pessoa estude, se ela não soube estudar, fica comprometido tudo que ela aprende e aí não é retido o conhecimento necessário para enfrentar aquela prova tão difícil, passar no vestibular sem estudar corretamente é uma missão quase impossível. Abaixo você vai ter acesso às principais dicas que podem ser usadas para aprender rápido e estudar com qualidade, retendo na memória aquilo que você estudou e tendo mais iniciativa para estudar cada vez mais.

Como passar no vestibular

Passei no vestibular

Foto divulgação: “Vou passar no vestibular!” – “Passei no vestibular!”

Escolha o local adequado

Já tentou estudar em um show com uma musica tocando em altos decibéis? Ou quem sabe em uma estação de metro? Ou em algum lugar onde passam muita gente? Enfim, nenhum deste locais seriam apropriados porque provavelmente o barulho ia tirar sua atenção e as pessoas iriam te atrapalhar constantemente. Escolha um local onde você não será incomodado por nada e nem por ninguém.

Busque o silêncio

A não ser que você seja o Vila Lobos, que gostava de compor suas musicas no barulho das crianças, você deve tentar se livrar ao máximo de barulhos e de qualquer som que tire sua concentração.

Mantenha o foco

Preocupe-se em ter um foco na hora dos estudos. Então abandone o facebook, desligue o telefone, desmarque seja lá o que for com seus amigos e foque-se apenas em estudar.

Desenvolva um método próprio

Muitos desenvolvem métodos próprios para estudar. Eu, por exemplo, sempre estudava as matérias em ordem alfabética, e funcionava pra mim. Mas outros preferem estudar matérias de leitura e de cálculos de maneira alternada. Seja lá qual for seu método, descubra um que funcione pra você e use-o.

Foque-se na matéria que você menos sabe

Do que adianta você estudar só as disciplinas que gosta? Essas aí são mais fáceis pra você aprender, mas não são as únicas que vão cair. Então procure estudar mais aquelas matérias que você sabe menos e menos gosta, pois é essas que vão fazer a diferença na hora da prova do vestibular.

Separe seu tempo adequadamente

Há tempo pra tudo! Divida o seu tempo para sair com os amigos, namorar, se divertir e estudar. Se você souber ter disciplina e sempre cumprir uma agenda rigorosamente, tenha a certeza que vais conseguir um bom resultado na hora da prova.

As aulas presenciais são de extrema importância

Muitas pessoas não prestam atenção no professor pensando que basta estudar em casa, e aí quebram a cara, pois o professor pode tirar suas duvidas. Então preste atenção na aula e não fique na bagunça, pois senão vais te decepcionar quando sair o resultado do vestibular.

O material que você usa faz toda diferença

Busque estudar sempre por apostilas e livros de qualidade, e também corra atrás de sites de renome para ter sempre algo atualizado para estudar.

Não atrase os momentos de estudo

Se você marcou para estudar sete horas da noite, então não comece às nove. Seja rigoroso com isso e não atrase.

Não decore, apenas repita.

Decorar nunca é bom, pois você não aprende. Então, ao invés de procurar decorar, procure repetir com frequência todos os seus estudos, pois logo você aprenderá por repetição, sem nem ao menos tentar decorar.

Comentários

Envie seu comentário