Entendendo como se dá a motivação do consumidor

Existe grande importância a se dar na motivação do consumidor quanto este quer adquirir algum produto, e o setor de marketing de uma empresa necessita saber disso. Ninguém faz nada se não estiver devidamente motivado. Neste sentido, é importante salientar que a empresa é quem deve motivar o consumidor para fazer a compra, mas, para tanto, é necessário entender o que é a motivação do consumidor e como ela se dá e funciona.

marketing-e-influencia-comportamental-do-consumidor

O que é a motivação do consumidor?

A motivação é um o motivo que uma pessoa tem para praticar determinada ação. Se pegarmos a própria etimologia da palavra, veremos que ela é formada por motivo + ação, ou seja, o motivo para se praticar uma ação/atitude. Estes motivos podem ser tanto internos quanto externos, vamos ver mais adiante sobre isso.

O impulso interno para a motivação

Este impulso vem de dentro da própria pessoa. É aquele derivado do que a pessoa conhece e da forma como ela vê o mundo. Podemos dizer que é a capacidade da pessoa de se automotivar.

Existem pessoa que já são motivadas por natureza. Este tipo de pessoa vê o mundo de uma forma alegre, espontânea e divertida. E conseguem sair de grande problemas simplesmente porque são automotivadas a encontrar as soluções que necessitam. Bem como também há pessoas que não conseguem se motivar nem para sair de situações e problemas simples.

O impulso externo para a motivação

O impulso externo vem do meio social em que estamos inseridos e todo o resto que não depende do nosso interior. Observe como um simples elogio pode ganhar o seu dia, assim como também uma crítica pode destruir seu ano todo. Cada fator externo a nós tem o poder de nos influenciar. E isto depende do quão grande é a importância que você dá ao meio que te influencia. Por exemplo: Se você recebe um elogio do seu chefe dizendo que você fez um bom trabalho, isto vai te motivar mais do que se você recebesse o mesmo elogio de um colega do lado da sua mesa. Isto acontece porque seu chefe tem mais importância no meio profissional do que o seu colega.

Entender a motivação do consumidor

É importante que a empresa entenda o que motiva o consumidor a comprar o seu produto, pois assim será possível trabalhar neste fato para aumentar a receita e os lucros. Às vezes, um simples detalhe faz toda a diferença para que o consumidor sinta-se motivado a adquirir o que a empresa quer lhe proporcionar.

Então o setor de marketing precisa fazer uma imagem motivadora do que quer vender, entendendo os impulsos internos e os impulsos externos que ocasionariam venda do produto ou serviço de uma determinada empresa.

Existe um ciclo motivacional que permeia a vida de qualquer pessoa e, quando este ciclo é conhecido pela empresa, é possível praticar ações que vão suprir as necessidades dessa motivação. Por isso também é necessário conhecer profundamente o mercado no qual atua e o perfil do consumidor, porque, sem isso, como uma empresa vai motivar a compra do seu produto?

Espero que tenham entendido a importância da motivação de quem consome. Um abraço a todos!

Comentários

Envie seu comentário