Estratégia do Auto-atendimento no Marketing

O auto-atendimento tem sido uma grande investida de várias empresas para alcançar o consumidor e prover maior comodidade quando este resolver aceder a alguns serviços ou até mesmo comprar algum produto. Nos dias de hoje as pessoas não tem mais tanto tempo como antigamente, a família tradicional mudou e agora as necessidades são mais imediatistas e rápidas. Ficar horas em filas para comprar algo ou ter acesso a algum serviço é impensável, pois as pessoas tem o tempo corrido e necessitam de velocidade de atendimento e uma precisão daquilo que querem.

Meios alternativos de atender os clientes

Ao perceber isto, muitas empresas começaram a procurar meios de atender os clientes, mesmo se seus vendedores/atendentes estivessem ocupados, e assim foi pensada em uma maneira onde o próprio consumidor poderia se atender, ou seja, o auto-atendimento dispensa que tenha o contato humano, podendo o cliente resolver seu problema sem mesmo conversar com ninguém.

web-self-care

Um exemplo disto são os bancos, que antigamente tinham filas enormes para todos os serviços (hoje ainda há filas enormes, mas nem tanto como antigamente), mas que hoje contam com terminais de auto-atendimento para que as operações mais básicas como sacar um dinheiro, consultar o extrato, ver seu saldo, desbloquear um cartão, cadastrar um senha, entre outras coisas, fossem feitas com mais comodidade e velocidade pelo cliente.

Esta questão do auto-atendimento também pode ser vista quando você quer colocar crédito no seu celular ou resolver algum problema relacionado a sua linha. Ao ligar para a empresa, eles tem um serviço de auto-atendimento pelo fone e te dão todas as opções mais básicas para que você possa ter seu problema resolvido sem ter que falar com ninguém. É claro que nem sempre isto é possível, pois existem algumas situações que só o contato humano pode dar solução, no entanto o auto-atendimento veio para facilitar a vida dos clientes e trazer rapidez naquilo que o cliente procura.

Um outro exemplo de auto-atendimento são os sites na internet que foram criados para que você pudesse marcar uma consulta, fazer uma compra, imprimir uma 2 via de boleto, consultar o câmbio, saber tudo sobre um determinado hotel onde você gostaria de se hospedar, entre muitas outras coisas que podem ser feitas pelo que chamamos de auto-atendimento online.

Ainda na questão da internet e web, o auto-atendimento já até se tornou uma ameaça para muitos vendedores, pois estes podem ser substituídos por uma home page que faz todo o trabalho dele e com mais detalhes, velocidade e menor custo. No entanto, o auto-atendimento está longe de substituir o contato humano, pois a máquina não pensa, não raciocina e não pode resolver questões que só uma boa conversa e diálogo podem solucionar.

Mas a verdade é que toda a empresa, se quiser crescer e se destacar, dando conforto e comodidade aos clientes, principalmente no que diz respeito ao atendimento, precisa investir nesta questão do auto-atendimento, pois assim poderá dar um atendimento mais imediato e rápido, fazendo com que o cliente queira voltar a usufruir dos produtos ou serviços da empresa justamente pela facilidade que teve em todo o processo.

Comentários

Envie seu comentário