Estratégias de marketing para os diferentes tipos de consumidores

Uma verdade do marketing é que é necessário abordar os diferentes tipos de consumidores de maneiras diferentes. Assim como cada consumidor tem uma percepção do que lhe é mostrado, então é necessário se fazer uso das mais diferentes estratégias de marketing para ganhar estes clientes para si. É preciso entrar na cabeça daquele que vai consumir o produto de maneira especial, individual, e fazer com que ele queira este produto e sinta-se motivado a compra-lo.

Os maiores canais de comunicação que os profissionais de marketing usam para alcançar os clientes são aqueles que englobam uma massa. Para focar nos diferentes tipos de consumidores, é necessário então ter uma estratégia para cada um, dependendo do que vai ser oferecido para o possível cliente. Abaixo veja algumas estratégias de marketing que são usadas para alcançar e abordar os diferentes tipos de consumidores:

Nostalgia

Quando o termo nostalgia é utilizado por uma pessoa, ela está querendo dizer que se lembrou de algo que aconteceu no passado. O tipo de estratégia de marketing que usa essa técnica de nostalgia tem o objetivo de fazer o cliente lembrar de algum fato passado, sendo que este fato está normalmente associado ao produto em questão que está sendo vendido.

Ecologia

exemplos-de-publicidades-ecologicas

Nos dias de hoje a consciência do consumidor com relação à preservação ambiental e até mesmo à responsabilidade social está mais aguçada. Então é de se esperar que uma empresa que tenha atitudes ecológicas se destaque com relação às outras na mente de um consumidor. Os profissionais do marketing usam isto para oferecer um produto ou uma marca com imagem ecologicamente correta. Tenha como exemplo as propagandas da marca ypê, que normalmente vem acompanhado da frase “Ypê, a gente planta árvores para você”.

Testemunho

Uma das estratégias de marketing mais poderosas passa por colocar pessoas com grande influência a falar do produto, dando seu testemunho sobre o mesmo. Quando se coloca, por exemplo, um jogador de futebol famoso para dizer que usa tal marca, os consumidores são impactados pela influência maior de quem dá o testemunho do que, até mesmo, do próprio produto.

Sex-appeal

exemplo-de-publicidade-Sex-appeal

Para quem consome bebidas alcoólicas, esse tipo de estratégias é muito usada. Trata-se de colocar muitas mulheres, praia, sol, roupa de menos e todos bebendo o produto que está sendo apresentado. É uma tentativa de ligar essa imagem a mente do cliente. Estão praticamente dizendo o seguinte: “beba essa cerveja se você quer ter mulheres e muita diversão”. Tentam associar o produto à sensação de felicidade.

Problema/Solução

Uma das técnicas mais usadas, pois eles apresentam um problema para o consumidor e depois apresentam a solução, que em geral é trazida pelo consumo do produto em questão.

Cenas da vida real

Quando a comunicação da propaganda tenta inserir o produto na vida cotidiana das pessoas, como forma delas verem que elas precisam daquele produto na vida delas. Já reparou naqueles comerciais de sabão em pó, onde normalmente aparecem crianças brincando, correndo, ou então algo relacionado à vida da dona de casa? É isso que esta estratégia tenta fazer.

Cada estratégia apresentada aqui visa atingir a um tipo de consumidor, que será impactado pela comunicação feita na publicidade.

Comentários

Envie seu comentário