Explicando sobre o Ponto de Venda, um dos 4 P’s do marketing

O ponto de venda, também conhecido como praça, é um dos 4 P’s do marketing e diz respeito aos locais em que o produto a ser comercializado é exposto e fica disponível para a compra. Mas não pense que a praça (ponto de venda) é somente isso, pois quando uma empresa define seu ponto de venda, precisa entender tudo que está relacionado a ele. E isto vai desde o momento da fabricação, passando pelo transporte e chegando finalmente ao consumidor final. A empresa é quem escolhe o seu canal de distribuição, e este processo pode se dá indo diretamente do fabricante para o consumidor final ou passando pelas mãos dos intermediários.

O canal de distribuição

A distribuição sempre acontecerá por meio de um canal escolhido pela empresa, então o planejamento que diz respeito a isso deve estar baseado neste canal escolhido. O canal de distribuição é todo o caminho que é percorrido desde o fabricante até o consumidor final. São as empresas que podem estar envolvidas neste processo todo, tais como transportadoras, varejistas, atacadistas, agentes de venda e outros.

O canal de distribuição será escolhido dependendo do produto que está sendo comercializado, pois cada produto tem suas características e necessita ser distribuído por um meio que pode ser único. Lembrando que o canal de distribuição é muito importante e afeta o custo real do produto, dependendo do gasto que se tem com ele.

O ponto de venda então depende de todo este processo. Ainda tentando explicar a questão da distribuição e dos seus gastos, vamos imaginar a venda de um cd de música. Este não é um material caro e pesado, de modo que a empresa não gastará muito para envia-lo e nem para protege-lo durante o caminho da distribuição, pois basta uma capa um pouco resistente e o produto chegará intacto ao local de vendas. Do mesmo modo, se uma empresa vende copos de cristal, então gastará muito mais para envia-los e tentar protege-lo no caminho, e isso sem duvidas afeta no preço final, assim como também a empresa terá que escolher o canal de distribuição mais adequado para tal produto. Acho que assim ficou fácil de entender.

A distribuição no ponto de venda

Quando o produto chega ao ponto de venda onde será comercializado, é preciso ter em mente alguns critérios básicos para a comodidade do cliente e para que este chegue mais facilmente aos produtos. Aliás, a palavra facilidade aqui é primordial, pois hoje as pessoas não tem tanto tempo para ficar procurando produtos, por isso a empresa que disponibiliza seus produtos de maneira mais fácil terá vantagens sobre seus concorrentes, veja alguns pontos:

  • Os produtos precisam se encontrar em áreas onde passam muitas pessoas, pois assim serão vistos facilmente;
  • Devem ser comercializados em locais próprios para as características dos produtos. Ninguém vai procurar pregos em um quiosque de doces, por exemplo;
  • A área em que o produto estar exposto deve ser fácil de ser visualizada;
  • Quanto mais pontos de vendas, melhor;
  • E muitos outros critérios que podem ser utilizados;

Por isso é importante que as empresas invistam nos pontos de venda se quiserem manter-se competitivas.

Comentários

Envie seu comentário