Fazer ou Não Fazer Jailbreak no iPhone? Eis a Questão…

O que significa fazer um jailbreak? Para muitos proprietários de iPhone isso é uma maneira de experimentar a liberdade e funções que a própria Apple retém para depois lançar em futuras actualizações. Para advertir aos usuários iOS “mais espertinhos” a Apple publicou uma nota em sua pagina de suporte (Unauthorized modification of iOS) sobre os problemas que podem surgir a raiz de um jailbreaking. Entre os problemas alertados pela companhia se destacam: a instabilidade do aparelho e aplicativos, vulnerabilidades de segurança, vida útil da bateria encurtada, queda de chamadas e redução da velocidade na transferência de dados.

iphone-pirata

Um fato real que se deve considerar antes de fazer jailbreak em seu iPhone é que se por ventura precisar mandar reparar o iPhone na Garantia possivelmente terá a reparação ou troca recusada, como explica a nota:

Apple adverte encarecidamente contra a instalação de qualquer software que pirateie o iOS. Também é importante ter em conta que a modificação não autorizada do iOS agrega uma violação do acordo da licença do usuário final do iPhone, sendo assim, a Apple poderá negar-se a consertar qualquer iPhone, iPad ou iPod no qual tenha sido instalado o software não autorizado. Fonte: http://support.apple.com/

A nota veio justamente depois que lançaram o jailbreak (evasi0n) o primeiro jailbreak untethered para iPhone 5 e demais dispositivos com iOS 6.1.

Vantagens e Riscos de fazer jailbreak no iphone:

jailbreak-iphone

Antes de fazer um jailbreak no iPhone primeiro é bom avaliar se isso realmente é necessário pra você!

Primeiramente se você não tem conhecimentos suficientes para fazer e entender o procedimento do jailbreak, não faça! Isso requer conhecimentos de alguns procedimentos computacionais. Ou seja o tutorial passo-a-passo não é tão simples assim. Qualquer pessoa pode entender o procedimento e seguir o tutorial a risca, mas se algo falhar isso pode comprometer o seu aparelho e lhe fazer perder bastante tempo.

Por mais que o jailbreak possua todas as funções atuais e mais algumas outras funções extras da ultima versão iOS, mas quando a Apple lança uma versão mais recente o iPhone com jailbreak sempre estará um passo atrás esperando a ultima versão da mesma actualizada em jailbreak. O que muitas vezes isso pode demorar até 2 meses depois do lançamento da ultima versão oficial da Apple.

Se você esta pensando em fazer o jailbreak só para poder comprar aplicativos no Cydia ou encontrar alguns quantos apps grátis. Saiba que no Cydia nem tudo é grátis e exclusivo! Na AppStore os aplicativos oficiais tem preços “que para quem acabou de comprar um iPhone” acredito que sejam preços “insignificantes”  sem falar que a AppStore oferece muitos aplicativos grátis. Entre eles o necessário para a maioria dos usuários e para deixar seu iPhone turbinado!

Para quem quer um iPhone que funcione bem e desfrutar de suas principais funções (que já é o bastante) fica o alerta: Pense bem antes de fazer o jailbreak analise se realmente é necessário. O jailbreak tem belas vantagens mas não é usável para todos os usuários, no entanto o jailbreak é uma maravilhosa oportunidade para quem ama tecnologia e quer aproveitar ao máximo de seu gadget . 

Comentários

Envie seu comentário