by

Hipocondria: como posso identificar? “sintomas e tratamento”

Hipocondria: como posso identificar? É comum encontrarmos pessoas que tomam remédio por qualquer coisa! Isso parece normal, mas é preciso tomar cuidado com a hipocondria! A hipocondria é uma doença que leva a pessoa a tomar remédios e mais remédios acreditando que tem uma doença, mas não tem.
O hipocondríaco é ansioso, às vezes depressivo, e está sempre se auto-avaliando e verificando. Segundo Kiguel, uma característica muito importante é que ele duvida dos médicos e dos diagnósticos: o paciente vai ao médico, o profissional tranqüiliza e diz “isso é uma dor normal, uma cólica que a mulher tem todos os meses”, e a pessoa continua, mesmo assim, a achar que tem algo mais grave – acrescenta Kiguel.”

Sintomas da hipocondria

A hipocondria passa a dominar o pensamento e a pessoa passa a se sentir incompreendida e achar que ninguém se importa com a “doença” dela. O maior problema no meio disso tudo é que uma pessoa com hipocondria, não reconhece isso, impossibilitando um possível tratamento. Uma das grandes características do hipocondríaco é a necessidade de automedicar-se e a encontrar o seu próprio diagnostico dizendo ter doenças que não simplesmente não existem, mas que a imaginação tem o poder de fazer ele sentir todos os sintomas.

Tratamento hipocondria

A cura é muito delicada, é preciso algumas seções de terapia e acompanhamento. Mas como o hipocondríaco não reconhece que precisa de ajuda, é preciso uma ajuda da família e dos amigos.
Como curar a hipocondria ? “A psicoterapia é a oportunidade para aprender a reinterpretar os sintomas da hipocondria e substituir os pensamentos disfuncionais por outros mais adaptados.
A psicoterapia tratará principalmente da ansiedade, Identificará sua fonte e fornecerá formas eficientes de lidar e superar a ansiedade.
A pessoa poderá identificar o que a tornou hipocondríaca e perceberá que ela “precisou” da hipocondria para sentir algum alivio, mas que este alivio nunca chegou pois a hipocondria a fazia entrar num circulo vicioso.”(fonte)
Então se você conhece alguém assim corra para ajudar!

Comentários

Envie seu comentário