by

História da Tecnologia 3D

Para a maioria das pessoas o efeito 3D visto no cinema é uma novidade incrível e sem precedentes. O que muitos não sabem ainda é que tal tecnologia já existe há muito tempo, em 1890 e 1920, firezam as primeiras tentativas de produzir filmes em 3D tentativas que não deram muito certo apenas lançou uma renovadora proposta. Os pioneiros neste novo ramo do cinema eram Frieese-Greene William, Edwin S. Porter e William E. Waden. Finalmente em 1922 conseguiram produzir o primeiro filme em 3D em Los Angeles. O produtor Harry K. Fairall e Robert F. Elder, utilizaram um método executando uma dupla projecção de dois filmes, usando as cores vermelha e verde para separando a imagem e lograr um efeito 3d. O primeiro filme foi o filme The Power of Love que por sinal não obteve muito sucesso.

História da Tecnologia 3D

Em meados da década de 50, nos Estados Unidos, foi exibido para o público no cinema Cine Busch uma versão do cine 3D mais aprimorada, em uma programação especial para comemorar os 50 anos a existência do cinema. A programação especial preparada para a noite foi o filme Bwana Devil em 3 Dimensões (3D).

Bwana Devil um dos primeiros filmes 3D

Infelizmente, a tecnologia na época não vingou muito. Utilizando-se dos óculos anaglifos (vermelho e azul) que causavam dor de cabeça em algumas pessoas, e com salas de cinema despreparadas, a tecnologia 3D manteve-se adormecida por alguns anos, até explodir novamente na década de 2000.

Desta vez, o sucesso do recurso é maior a cada dia. Salas de cinema cada dia mais preparadas com som e imagem de qualidade muito superior ao que se imaginava, podem nos levar a nos sentir dentro do filme que estamos assistindo. Títulos como Avatar, Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua e O Espetacular Homem Aranha estão entre uma gama de filmes que tiram o fôlego de qualquer telespectador!

Contudo, a tecnologia ainda tem muito que melhorar. Se por um lado temos alguns efeitos de profundidade e extrusão (imagens saindo da tela), por outro nos deparamos com preços muito elevados na hora de comprar aquele televisor 3D de última geração (em média uma tv LG Cinema 3D de última geração chega a custar R$ 8.000,00). Mas como tudo na tecnologia, resta aguardarmos um tempo para os preços serem reduzidos e chegar ao alcance da grande massa consumidora.

Comentários

Envie seu comentário