by

Mau Humor é Prejudicial?

Mau humor é prejudicial à saúde? São muitos os casos que presenciamos no nosso dia-a-dia de pessoas que demonstram certa irritabilidade. Em casa, no trabalho, no trânsito, no shopping, no metrô, no Supermercado, enfim, não é preciso muitas coisas para testemunhar uma cena que denuncie o estresse de algumas pessoas. O que não sabemos é que isso pode ser uma doença crônica conhecida como distimia- tipo de depressão crônica caracterizada pela falta de humor e a negatividade diante das coisas- e influencia muito no nosso sucesso pessoal e profissional.

Pessoas mal-humoradas têm mais problemas de saúde

Segundo o Instituto de Psicologia da USP:

O fato é que as pessoas podem e devem perseguir o bom humor. A ciência já provou que os mal-humorados têm mais problemas de saúde, como quedas no sistema imunológico, hipertensão e propensão maior a desenvolver doenças. O cortisol, hormônio liberado em momentos estressantes, é o responsável pelo estrago. Tanto é que o mal-humorado -seja portador de distimia ou apenas um nervosinho controlável- está sempre reclamando de dores pelo corpo, como enxaqueca e problemas de estômago. Por trás das queixas estão o estresse e suas consequências. fonte: www.ip.usp.br .

Quando estamos felizes, dispostos a encarar a vida de uma forma leve e sob controle, as coisas se tornam mais simples, os dias ficam melhores e conseguimos nos relacionar melhor com as pessoas.  “Quem tem humor mostra que é capaz de ver uma situação de vários ângulos. Também é sinal de segurança. Só não vale exagerar”, diz a psicóloga Vera Rita de Mello Ferreira, que dá consultoria na área de recolocação profissional.

Então se alguma coisa te incomoda, se a paciência demora pra aparecer e se a alegria demora pra te encontrar, fique atento, alguma coisa pode estar errada! Lembre-se que refletimos aquilo existe dentro de nós.

Comentários

Envie seu comentário