O ambiente de marketing – “Clientes Alvo”

Existe um ambiente de marketing no mundo corporativo e empresarial que deve ser avaliado na hora de buscar atingir o mercado em potencial. Toda empresa quer atingir seus clientes da maneira que traga mais resultados. Entenda por resultados o aumento das vendas e, consequentemente, o aumento dos lucros. Porém há uma série de fatores que podem influenciar dentro da empresa de forma que é preciso estar atento para não ser pego de surpresa e acabar sendo ultrapassado pela concorrência. Tudo que acontece dentro e fora de uma organização pode interferir na maneira como ela atua, por isso é necessário que a equipe de marketing esteja atenta a mudanças no ambiente interno da empresa e também no ambiente externo.

Para quem está com dificuldades de entender isso, preste bastante atenção: Há fatos que ocorrem que podem fazer a empresa lançar novos produtos, retirar produtos do mercado, procurar um novo mercado para atuar, entre outras coisas.

como-conquistar-clientes-especificos-para-minha-empresaQue fatos são esses? Veja abaixo.

Preferências locais e culturais

Acontece quando um determinado local possui consumidores que tem determinadas preferências de gosto, de costumes, entre outras coisas. Um exemplo prático disso é o seguinte: Em fortaleza existia um refrigerante que era mais vendido que a coca-cola – O refrigerante Jesus. A coca-cola não conseguia quebrar essa concorrência, pois na região este era o refrigerante preferido das pessoas. A coca-cola, percebendo que não poderia ganhar esta disputa, comprou a empresa responsável pelo refrigerante Jesus. Porém ela não fechou a fabrica do tal refrigerante e nem tampouco mudou o nome para coca-cola, ela simplesmente manteve o mesmo nome e a mesma fórmula, pois o que fazia os habitantes locais comprarem aquela marca de refrigerante era o costume, a cultura. E se por acaso eles extinguissem o refrigerante ou fizessem qualquer alteração no nome ou na fórmula provavelmente as vendas iriam cair e os lucros não seriam os mesmo. Percebeu como as preferências locais e culturais interferem no marketing?

Políticas governamentais

Muitos fatores no âmbito governamental podem interferir no ambiente de marketing, pois dependendo das leis que agem nos locais de atuação de uma empresa, esta pode ter de executar certas ações para se adaptar.

Por exemplo: Se um país onde a empresa atua as taxas de impostos são altas, então o preço do seu serviço ou produto tende a ser afetado; se uma empresa trabalha com alimentos, a vigilância sanitária vai ter um peso grande nas ações que esta empresa vai tomar etc. A política de um determinado local vai interferir muito na forma que essa empresa atua e nas medidas que por ela são tomadas.

Concorrência

A concorrência de uma empresa deve sempre ser avaliada, pois tudo que uma organização faz afeta seus concorrentes e vice-versa. Se uma empresa concorrente passa a diminuir os preços de seus produtos ou serviços, é natural que seja preciso se adaptar para que os seus preços possam também acompanha-los. Se uma empresa concorrente usa uma tática de marketing que trás bons resultados, é preciso criar também uma que possa se equiparar ou  ser ainda melhor que a da concorrente. Enfim, a concorrência afeta muito aquilo que acontece dentro de uma empresa.

Tecnologias

Muitos produtos que são top de linha hoje, serão ultrapassados amanhã, pois novas tecnologias surgem a todo momento. As empresas precisam ficar atentas ao que acontece no mundo tecnológico, pois muitos produtos serão substituídos por outros e cabe as empresas adaptar os seus produtos a isso. Antigamente tudo era manual, hoje existem máquinas.

Antigamente pra eu comprar um ingresso para assistir a uma partida de futebol eu precisava ir até o estádio, mas hoje eu posso ligar o computador e entrar na internet para adquirir por lá. Tudo muda na tecnologia e a empresa que não se atualiza perde mercado. É por isso que o ambiente tecnológico influencia tanto uma empresa.

Mudança nos padrões de distribuição

Hoje em dia as pessoas não tem mais tanto tempo de irem a determinados locais para adquirir um produto e acabam precisando que eles sejam levados até a sua casa. Para isso muitas empresas tem se adaptado na tentativa de atender esses clientes e garantir boas vendas. O uso de delivery é uma realidade e um exemplo vivo de que a mudança no padrão de comportamento do consumidor faz com que a empresa precise tomar medidas novas para atender as necessidades do cliente.

Como você viu, muitos são os fatores ambientais que podem atuar diretamente dentro de uma empresa. É preciso que todas as organizações estejam ligadas as mudanças que acontecem no ambiente de marketing para que sejam identificadas oportunidades e mudanças.

Você conhece algum exemplo de que uma empresa teve que tomar certas atitudes por causa de mudanças no ambiente? Então comenta.

Um abraço a todos!

Comentários

Envie seu comentário