O Comportamento do Consumidor Jovem – Marketing

Um grande mercado para as empresas atuarem pode ser identificado através do comportamento do consumidor jovem. Esse consumidor tem cada vez mais influência na sociedade, sendo responsável por grande parte do consumo de produtos de muitas empresas. Quando falamos em consumidor jovem, não estamos apenas nos referindo aos adolescentes, mas também às crianças que, embora não tenham poder de compra, tem poder de influência sobre os pais, fazendo-os adquirir produtos que venham a suprir a necessidade delas.

estrategias-de-marketing-para-jovens

Quem influencia os jovens?

A mídia com certeza é uma das responsáveis pela influência em massa do consumo de produtos por jovens, pois ela mostra muitas opções do que um jovem pode adquirir. Embora os jovens de hoje sejam muito mais decididos sobre o que comprar, devido ao grande grau de informações que tem disponíveis ao seu redor através da internet e outros meios, fica claro que a televisão tem sido a grande influenciadora das tendências para os jovens. O consumidor jovem recebe cada vez mais informações através da TV e acaba por sentir necessidade do que lhe é apresentado.

A comunicação focada no consumidor jovem

As campanhas publicitárias enchem a tela da televisão de elementos considerados “indispensáveis” e que todo jovem deve ter. Estes profissionais, baseados em vários estudos de mercado, conseguem entrar na mente do consumidor jovem e colocar uma “sementinha” (ideia) que vai crescer até ele ter a sensação de que realmente precisa do produto apresentado. E se os jovens não tem como comprar determinado produto, eles acabam convencendo os pais a comprar.

A influência dos grupos de referência

Os jovens também são muito influenciados pelo grupo ao qual fazem parte. Tenha como exemplo um jovem que quer fazer parte de um grupo de roqueiros, não seria estranho se de uma hora para outra ele começasse a comprar roupas pretas com desenhos de caveiras e pulseiras que mais parecem espinhos pontiagudos. O grupo cujo consumidor jovem faz parte tem alta influência sobre os produtos que estes mesmos vão adquirir. Se um jovem entra em um grupo de outros jovens que gostam de frequentar salas de cinema, é de se esperar a indústria do cinema tenha um lucro maior por conta deste jovem que acabou de ser influenciado por outros.

O marketing atua no consumidor jovens baseado em duas personalidades distintas e contrárias.

Existe o jovem que é tímido e o jovem que é extrovertido. Não é de se espantar que estes dois tipos de jovens consumam produtos diferentes entre si, correto? Então uma campanha baseada em jovens tímidos terá um foco e baseada em extrovertidos, outro.

Jovens tímidos normalmente compram produtos para consumi individual, pois estão presos ao seu pequeno mundo cujo seu baluarte de proteção é seu próprio quarto. Então tendem a consumir mais livros, cd’s, comidas pré-prontas e outros produtos práticos.

Jovens extrovertidos são mais aventureiros e gostam de dinamicidade e conhecer novas pessoas. Se inserem em coisas mais perigosas e extravagantes. Então é comum que consumam produtos relacionados a esportes, bebidas, carros, equipamentos de som, entre outros.

Agora cabe a empresa saber de que maneira agir para alcançar o jovem que pretende.

Comentários

Envie seu comentário