O composto de marketing – Produto, Preço, Praça e Promoção

O composto de marketing é “o conjunto de variáveis controláveis que a empresa pode utilizar para influenciar as respostas dos consumidores”. E estas variáveis estão classificadas da seguinte maneira: Produto, Preço, Praça ou ponto de venda e propaganda ou promoção. E toda a empresa vai desenvolver estratégias muito particulares para fazer uso deste composto, pois cada organização no mundo atua de forma diferente, mesmo que as empresas sejam do mesmo segmento. Segundo Kotler, “o composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seu objetivo de marketing no mercado alvo…”. Todo curso de administração de empresas tem como obrigação ensinar essas variáveis que foram popularizadas como sendo chamadas de os 4p’s do marketing.

Conheça um pouquinho de cada um destes 4p’s logo abaixo

4p-s-do-marketing

Produto: Está subdivido em vários pontos, tais como o produto-piloto, a qualidade, a embalagem, a marca, a garantia, a assistência técnica e o atendimento ao consumidor.

Preço: Também tem suas subdivisões, tais como os meios pra a determinação de preços, os descontos, os prazos, as condições de pagamento e os tipos de pagamento.

Praça ou ponto de distribuição: Está relacionado aos canais de distribuição, o transporte, o armazenamento e a estocagem.

Propaganda ou promoção: Esta relacionado á promoção, publicidade, propaganda e venda pessoal;

Quando a empresa compreende bem como se dá estes fatores na sua área de atuação, pode controlar com firmeza tudo que acontece nos seus meios de atingir o consumidor. O que é importante aqui para fazer um marketing de sucesso é fazer uma interação positiva com quem vai consumir os produtos. Hoje é cada vez mais difícil conquistar clientes novos e mais fácil perder os clientes que já possui, portanto é bom investir em fidelização, e isso acontece pela qualidade do produto ou serviço.

Comentários

Envie seu comentário