O Gestor de Marketing e as Mudanças a Enfrentar

O gestor de marketing deve ter consciência de que ele é um cidadão que faz parte do mundo e por isso está inserido nele também. Isso significa dizer que as suas ações estão diretamente relacionadas em um ambiente que vai muito além do econômico, entrando em relação com o meio. Tudo que tem correlação no comportamento das pessoas deve ser entendido pelo gestor de marketing, tais como: A equidade, a educação, a inclusão social e até mesmo a conquista da paz mundial está intimamente ligada ao gestor de marketing. As pessoas são vistas pelo gestor de marketing como cidadãs e potenciais consumidoras, então elas tem muita importância.

Dentro de uma empresa, o gestor de marketing está “transpirando” em busca da satisfação dos clientes, visto que é ele quem dá o lucro para a empresa. Desta forma, todos os profissionais estão trabalhando incessantemente para alcançar cada vez mais os possíveis consumidores através de propaganda, promoções, vendas e aparatos publicitários.

Os profissionais de marketing são tão atentos aos clientes, que usam gráficos, estatísticas, pesquisas de mercado, eventos e tudo quanto é recurso que podem satisfazer o fim a que se objetiva. Até mesmo hoje, ainda se vê muitas campanhas induzindo as pessoas a produtos ou serviços que são nocivas para o meio ambiente  e prejudiciais ao ser humano, mas tudo isto acontece porque há quem não tem moral e pagam qualquer preço para aumentar a percentagem de lucro de uma organização.

E é justamente por conta desses maus hábitos que muitas empresas tem mudado radicalmente suas políticas, pois querem evitar desavenças com órgãos jurídicos e outros que podem acabar prejudicando, de alguma forma, suas  atividades comerciais. Hoje há uma preocupação maior com a questão verde e a sustentabilidade, tudo isto não é só porque as empresas se tornaram “boazinhas”, mas porque os consumidores serão influenciados a comprar mais de uma marca que faz o bem do que de uma que não faz. E neste contexto a muitas mudanças a serem enfrentadas.

Que mudanças são essas?

Marketing-Manager

A globalização é algo que trouxe consigo uma mudança abrupta e poderosa em todos os sentidos. Hoje a comunicação é algo que acontece instantaneamente e é muito imediatista. O gestor de marketing precisa saber identificar esta mudança relativa, não só a globalização, mas a muitos outros fatores. As pessoas estão mudando rapidamente devido a tudo que lhes é proporcionado atualmente, tais como internet, televisão, comunicação em tempo real e outras. E, se as pessoas mudam, o gestor de marketing tem que enfrentar esta mudança, pois, mudando as pessoas, mudam-se também os hábitos destas, cabendo ao gestor de marketing se adaptar aos mais variados problemas que disso possam surgir.

O surgimento de novas tecnologias, novos computadores, novas capacidades de processamento, novas formas de comunicação e outros faz com que os profissionais considerados gestores de marketing tenham que acompanhar esta tendência, senão a empresa da qual fazem parte não irá acompanhar o mercado e estará fadada ao fracasso em todos os sentidos, tendo que abrir espaço para outra empresa que tenha acompanhado as mudanças.

Comentários

Envie seu comentário