O marketing como motivação externa

A motivação externa que um consumidor sofre através do marketing tem grande influência na hora de decidir-se a comprar um determinado produto. Todos nós nascemos com certa inclinação para gostos e preferências muitos particulares, mas o marketing que é feito ao redor do que está sendo oferecido por uma empresa muitas vezes quebra esta inclinação, fazendo-nos adquirir coisas que nem sequer precisamos.

Marketing como motivação – Atingindo crianças e adolescentes

Como ainda estão em estágio de processo de formação de sua personalidade, crianças e adolescentes são facilmente impactados pelo marketing, fazendo assim crescer na mente deste grupo de consumidores a vontade de adquirir algo. A motivação externa que o marketing impõe a estes tipos de consumidores é mais forte do que o marketing que é feito em adultos. Para entender melhor, cito algo que presenciei em uma ocasião:

Estava em um parque, quando avistei um vendedor de balões personalizados para crianças. Eram balões muito bonitos e que chamariam a atenção de qualquer um dos pequeninos. Este vendedor se aproximou de um casal que estava com sua filha de aproximadamente uns 3 ou 4 anos e colocou um balão na mão dela (eu achei um abuso!). Quando os pais perceberam, iam devolver o balão ao vendedor, mas então a criança começou a chorar, pois já estava motivada a ficar com aquele balão. Não deu outra, os pais tiveram que adquirir para suprir a necessidade da filha.

Perceba que a criança não teria se interessado pelo balão e os pais não teriam o comprado se o vendedor, astutamente, não tivesse colocado na mão dela. A criança foi impactada pela motivação externa, devido a sua pouca formação. O mesmo se dá com muitos adolescentes que veem uma propaganda de algo que lhes é interessante e ficam a pressionar os pais a adquirirem aquilo para eles.

A motivação externa em adultos

estrategias-de-marketing-2Embora já tenham uma formação de personalidade, o marketing também consegue motivar os adultos a comprarem coisas que não necessariamente são importantes para eles. Um grande exemplo disso está na moda e ultimas tendências. Normalmente uma pessoa não precisa estar com o ultimo modelo de roupa das estação e nem com o carro do ano, mesmo assim muitos compram, pois são impactados externamente pela imagem que o marketing passa do status e do “não estar ultrapassado”. A verdade é que a vaidade dos adultos se torna a grande vítima da motivação externa causada pelo marketing.

A psicologia do consumidor

estrategias-de-marketingSegundo Philip Kotler, o processo de decisão baseado na personalidade do consumidor apresenta um modelo:

Primeiro acontece os estímulos do marketing (Produto, preço, praça e promoção) acompanhado de outros estímulos (Econômico, tecnológico, político e cultural).

Em segundo lugar o que determina a decisão são as características dos compradores (Culturais, sociais, pessoais e psicológicas) acompanhados de um processo de decisão (Reconhecimento de problemas, busca de informações, Avaliação das alternativas, Decisão de compra e comportamento após a compra).

E em terceiro lugar vem a decisão do comprador propriamente dita (Escolha do produto; Escolha da marca; escolha do revendedor; frequência de compra; montante de compra).

Todo este esforço visa influenciar (motivação externa) com consumidor no momento da decisão de comprar.

Comentários

Envie seu comentário