O marketing de gerações – Comportamento do consumidor

Entende-se por marketing de gerações aquele que é definido de acordo com a idade dos potenciais consumidores. No mundo existem os mais diversos tipos de pessoas, cada uma na sua faixa etária e com seus gostos referentes às experiências que tiveram em suas vidas. É então necessário avaliar isto de maneira sistemática de forma a encontrar que necessidades desses consumidores podem ser supridas dentro da sua faixa de idade. Logo abaixo vou falar dessas faixas de consumidores tentando explicar quais seus hábitos.

geraçoes-do-marketing

Foto divulgação: As gerações do Marketing e seus comportamentos.

Os baby-boomers

São aqueles consumidores que nasceram entre as décadas de 40 e 60. Esses consumidores cresceram vendo toda a transformação que aconteceu no mercado mundial. Passaram desde sua infância até a maturidade vivendo experiências que os tornam únicos e lucrativos, pois esses mesmo consumidores criaram novos mercados e tem grande força no ambiente de marketing. São pessoas que tem entre 50 e 70 anos e que constituem um mercado extremamente lucrativo para imóveis, móveis, alimentos e bebidas de baixa caloria, além de produtos de ginástica com baixo impacto, carros de luxo e serviços de viagem. Os profissionais de marketing dão maior atenção àqueles que são ricos, com alta mobilidade social ou que possuem influência no mercado.

A geração X

Composta pelas pessoas que nasceram entre 70 e 80, a geração X é mais cautelosa e não gostam muito de publicidade que promete tudo muito fácil. São consumidores mais independentes. Abrangem o mercado de roupas, calçados, cosméticos, eletrônicos, carros, fast-food, cervejas e computadores. Uma das estratégias de marketing eficientes com relação a este perfil de consumidores é a honestidade e propagandas que fogem do clássico.

A geração Y ou echo-boomers

markenting-geraçao-y-São aqueles nascidos a partir da década de 90. Tem em média 20 anos de idade e ainda estão no período de formas suas próprias opiniões com relação ao mercado. Nasceram na época da internet e, por isso, são bastante informados e desconfiados, além de muito inseguros. Precisam de grupos ou tribos para se identificarem e acabam influenciando muitas vezes, mesmo que inconscientes, os seus pais no mercado. São aqueles que gostam de comprar em shoppings com os amigos para que não se sintam tão inseguros. Gostam de novidades tecnológicas e produtos personalizados. Também são dados a experimentação daquilo que vão comprar.

Como você pôde perceber cada geração tem suas peculiaridades e interferências no mercado sendo, portanto, papel do profissional de marketing elaborar planos de ações de marketing e produtos específicos para cada geração.

Comentários

Envie seu comentário