O marketing e os enfoques da psicologia para atingir o consumidor

O marketing pode usar alguns enfoques da psicologia para tentar atingir seus potenciais clientes, pois o marketing trata de suprir uma necessidade, e todas as pessoas tem o desejo de terem suas necessidades supridas. Levando em consideração esta afirmação, é correto afirmar que, se um produto consegue atingir o psicológico de um determinado cliente, muito provavelmente este irá compra-lo. A psicologia tem três enfoques a se considerar e todos eles podem ser usados para convencer o consumidor a praticar um ação, que, no caso em questão, é adquirir um produto ou serviço. Abaixo você vai conhecer quais são estes enfoques da psicologia.

marketing-e-a-psicologia

Enfoque experimental

Todo ser humano, como ser individual, tem suas necessidades e desejos que precisam ser supridos. O enfoque experimental da psicologia vem dizer exatamente isto. Pode ser correto dizer que todo o comportamento humano visa suprir uma necessidade básica e somente depois satisfazer as necessidades mais complexas ou até mesmo as supérfluas.

No que diz respeito ao consumidor, os produtos e serviços oferecidos por uma empresa necessitam suprir a necessidade ou desejo que este consumidor tem. Então  um cliente compra baseado naquilo que ele quer e precisa.

Existe uma teoria chamada A hierarquia das necessidades de Maslow, que diz que o individuo primeiro busca suprir suas necessidades mais básicas, para depois buscar desejos mais elevados. E é exatamente por isso que quando uma empresa busca atingir o suprimento de uma necessidade do consumidor, ela primeiro tem que entender aquilo que ele está buscando.

E o ser humano não para de sempre querer mais, podendo isso ser classificado como sendo a maior motivação que uma pessoa pode ter.

Enfoque clínico

Este enfoque da psicologia concentra as suas observações em necessidades que ainda não foram cumpridas. Para entender melhor, imagine que você, quando era criança, tinha imensa vontade de ter certo brinquedo, mas seus pais não tinham condições de lhe dar, então você cresceu e não teve esta necessidade cumprida. A necessidade de ter aquele brinquedo ficou oculta, escondida em você, mas ainda estava lá. Aí quando você cresceu, resolveu comprar o tal brinquedo, porque você não pôde tê-lo quando era criança. Hoje, você não usaria o tal brinquedo para nada, mesmo assim isso não te impediu de comprar.

Existem muitas pessoas nesta mesma situação. Por isso você vê adultos fazendo coleções de carrinhos de brinquedos ou até mesmo bonecas. Pois a necessidade de te estes bens não pode ser suprida anteriormente, ficando oculta até que a pessoa tivesse condições de supri-las.

Enfoque gestáltico

Aqui o enfoque é no ambiente, como se ele fosse o grande motivador para que a pessoa pudesse praticar uma ação importante. As pessoas são influenciadas pelo meio em que vivem, por isso a compra de muitos produtos, muitas vezes, é feita sem a necessidade em si, pois foi motivada apenas pelo ambiente onde o cliente estava inserido.

Já reparou que quando chegam épocas festivas, tais como o natal ou a páscoa, as lojas adequam o seu ambiente? Este novo ambiente gerado pela loja faz com que os clientes aumentem seu percentual de compras na mesma.

A psicologia tem muito a contribuir com o marketing na hora de vender um produto.

Comentários

Envie seu comentário