O marketing para blogueiros – Atender a necessidade dos leitores

Antes de começar a falar propriamente sobre o marketing para blogueiros, gostaria de relembrar a definição de marketing, que talvez muitos não conheçam direito ainda ou tenham uma visão deturpada do que realmente é. Marketing é tudo que pode ser feito para satisfazer a necessidade do cliente. Ou seja, marketing não é só fazer uma propaganda ou fazer publicidade, mas sim o conjunto todo de várias técnicas que vão deixar um consumidor satisfeito. Aplicando isto para os blogs, podemos dizer que o marketing para blogueiros é tudo que um blogueiro faz para satisfazer as necessidades dos seus leitores, e isto vai muito além de fazer uma divulgação no facebook, ou investir em publicidade paga em outros meios.

ter-um-blog-de-sucesso

Para um blog ter sucesso, primeiramente é preciso ter um comprometimento em gerar conteúdo de qualidade para assim conseguir a satisfazer leitores. E para conseguir mais trafego, existem certas estrategias de Marketing para blogueiros, a fim de conseguirem definitivamente engajar um projeto.

Então abaixo vamos tocar em alguns pontos importantes no que se diz respeito às necessidades que um blogueiro tem que estar atento com relação ao seu público.

Necessidade de publicar conteúdos

Um leitor só vira leitor fiel de um blog, entre outras coisas, se o blogueiro em si publica conteúdos com regularidade. Então aproveite para sempre estar atualizando seu blog.

Necessidade de qualidade

A qualidade do conteúdo que um blogueiro escreve é essencial para fazer com que seus leitores tenham a necessidade de encontrar o que procuravam atendida. Se vão não atende a necessidade da qualidade das informações passadas, dificilmente terá um blog de sucesso.

Necessidade de divulgação

O leitor pode estar ansioso para encontrar um conteúdo que está no seu blog, mas ele não sabe que o seu blog existe, pois você não costuma divulga-lo. Então para que o marketing para blogueiros funcione bem, é preciso que você divulgue seu blog, principalmente em agregadores de conteúdos e galerias de blogs.

Necessidade de promoção

A promoção é muito útil para os blogueiros, visto que com ela é possível ganhar mais leitores assíduos ou ao menos mais pessoas que venham a conhecer o blog. Vários são os blogueiros que se utilizam de promoções tais como dar um ebook para quem assinar uma newsletter ou compartilhar um link no facebook.

Necessidade de indicação

Todas as pessoas que navegam na internet, principalmente as que tem presença em redes sociais, procuram coisas legais para mostrar/indicar para os amigos. Se você consegue publicar um conteúdo original que consiga se tornar viral e fazer com que os leitores divulguem para outros leitores, então você está no caminho certo.

Necessidade de autoridade

O leitor, principalmente aquele que procura por uma informação valiosa que poucas pessoas tem, quer ter a certeza que o que ele procura é verdadeiro e que a fonte é confiável. Por isto o leitor tem necessidade de saber que o blog tem credibilidade e o seu autor tem autoridade no assunto.

Necessidade de navegabilidade

Nenhum leitor fica muito tempo em um blog onde é difícil encontrar as matérias e conteúdos importantes. Por isso que o marketing para blogueiros tem em grande parte importância no layout, design e navegação do blog em questão, senão o usuário até chega ao blog, mas logo vai embora.

Essas e outras são as necessidades dos leitores, cabe ao blogueiro saber detectá-las e explora-las em favor do seu blog.

Comentários

Envie seu comentário