by

O que é biometria e como funciona?

Você já sabe o que é biometria? Muitas pessoas talvez não saibam o que é ou o que significa a biometria, mas saiba que a mesma esta presente desde 800 d.C. Biometria é nada mais nada menos do que uma simples medição biológica. É o estudo das características comportamentais e físicas de nosso corpo. A biometria já é usada até nas eleições municipais em algumas cidades do Brasil. Em linguagem popular, biometria é o método que você pode usar as suas digitais como senhas.

Como funciona a biometria ?

Caso você seja antenado ao mundo tecnológico, já tenha visto reportagens falando do uso da biometria nas novas eleições, não necessitando mais do cartão de título de eleitor para votar, o necessário é apenas ir à sala de votação correta e por a digital na urna eletrônica, assim que a mesma conferir e ler a sua digital, a mesma já reconhecerá você e você já estará apto a votar.

A biometria é mais usada na área de criminalística. Vale frisar que existem diversos meios de biometria, como biometria física e biometria comportamental. Fazendo parte da biometria física as seguintes opções de leitura: Veias das mãos, Reconhecimento facial, Impressão digital, Geometria da mão, Retina e Íris. Atualmente a biometria é usada em diversos meios, como em bancos, celulares e urnas eletrônicas como
dito acima anteriormente.

Vale frisar que todas as biometrias utilizadas atualmente são únicas e originais de cada individuo, não existindo outra igual em todo o planeta. A biometria é mais usada atualmente a favor da segurança, a
tecnologia é bem mais segura do que as velhas e famosas chaves para abrir cofres de bancos e etc…
Vale frisar que algumas pessoas cegas são incapazes de usar a biometria física a partir da íris, por problemas de distúrbios visuais e etc…

Tecnologias Biometricas

A tecnologia está avançando assustadoramente ano a ano, e, segundo pesquisas, mais para frente usaremos só este tipo de tecnologia para toda e qualquer coisa do nosso cotidiano, nossos documentos serão todos transferidos para o modo biométrico e etc… Num futuro breve nossas movimentações bancárias serão feitas apenas por meios biométricos e muito mais.

Vale ressaltar que as autoescolas do Brasil e do mundo já usam a tecnologia de biometria para computar os comparecimentos às aulas de automóveis e motocicletas, assim como grandes empresas já contam o ponto através de biometria, geralmente em ambos os casos as biometrias digitais, que é de baixo custo, diga-se de passagem. Pois alguns reconhecimentos são de alto custo, como a da retina.  Até logo.

Comentários

Envie seu comentário