O que é o Marketing?

A resposta para o que é o marketing não é do conhecimento de muitas pessoas. Para muitos essa resposta seria: Fazer propaganda, divulgar um produto, trabalhar com publicidade, entre outras coisas, mas na verdade marketing vai muito além. Tudo que foi citado faz parte das técnicas de marketing, porém são apenas a ponta do iceberg, pois marketing é um conjunto como um todo que tem como seu principal objetivo a satisfação de uma necessidade do cliente.

Definição-para-marketingTudo que está relacionado ao marketing, meu amigo leitor, tem como finalidade chegar até o consumidor, cliente, e ocupar um espaço em sua vida resolvendo um problema, satisfazendo uma necessidade e encontrando uma solução, uma resposta.

Vejamos então alguns exemplos que todos já estão acostumados a ver por aí:

  1. Automóveis: Satisfaz a necessidade de locomoção, pois torna o deslocamento de um lugar para o outro mais fácil, poupa tempo, dá conforto, etc.
  2. Máquina de lavar roupas: Satisfaz a necessidade da Dona de casa, pois alivia a tensão de fazer tudo manualmente, fazendo-a ganhar tempo e poupar esforços físicos e até mentais.
  3. Roupas: Satisfaz a necessidade de agasalho e pudor, fazendo a pessoa se sentir bem, no seu estilo (moda), na sua maneira de ser.
  4. Cama: Satisfaz a necessidade de bem-estar, de conforto ao dormir. Uma cama boa e um bom colchão podem fazer uma pessoa acordar de bem com a vida e ter um dia melhor.

COMIDA: Coloquei este exemplo em especial, afastado dos outros, para que você perceba exatamente o que quero explicar sobre Marketing, veja:

  • Talvez você possa dizer que comida seja uma necessidade vital; que todas as pessoas precisam comer independentemente de alguma empresa fazer um apelo para isso, porém perceba uma coisa: O arroz é necessário como alimento, porém, aquele arroz processado, parbolizado, que fica “soltinho” quando você cozinha, já não é o arroz natural, esse já passou por um processo de Marketing para atender a necessidade do consumidor de ter não só um alimento a mesa, mas um alimento de QUALIDADE. Assim, aquele arroz que satisfaz melhor o gosto do cliente será a opção do consumidor quando estiver no super mercado a frente da prateleira com varias marcas como opção.

ideias-de-marketingEntão, voltando à pergunta inicial para elaborar uma resposta completa: Marketing é uma função organizacional que tem o objetivo de atender a uma necessidade de potenciais consumidores com produtos ou serviços que o mercado possa pagar e que venham a suprir essa necessidade e criar um laço do cliente com a empresa, o que se chama de fidelização.

Desse modo, tudo que possa ser feito dentro e fora da empresa para que o mercado consumidor possa sentir-se satisfeito, faz parte do Marketing.

A propaganda, publicidade, vendas, atendimento, embalagem do produto, promoção, localização, preço, entre outros, compõe as técnicas de marketing e são usadas para atingir o mercado.

Voltando a frisar que o marketing não é apenas a propaganda em si, como muitas pessoas pensam, mas o conjunto de tudo que leva o consumidor a ficar satisfeito.

E você já sabia disso? O que pensava que era o markenting?

Comentários

Envie seu comentário