O que é o mercado e como ele se comporta

O mercado era entendido antigamente com um espaço físico que era usado para troca de mercadorias, mas atualmente o mercado é um grupo de potenciais compradores para um determinado serviço ou produto. Atuar no mercado é muito difícil e muitas empresas acabam falindo ano após ano por não executarem boa administração e uma qualificada estratégia de marketing. Vamos entender um pouco mais sobre como o mercado se comporta logo baixo.

comportamento-e-seguimento-do-mercadoExiste aquele mercado que é formado pelas pessoas em geral e aquele que é formado por empresas. O primeiro é aquele cuja venda é feita diretamente para o consumidor final e o segundo é aquele onde outras empresas comprar bens para produzir produtos ou revender.

Mas para haver mercado primeiramente é necessário que haja uma necessidade de um grupo de pessoas que possa ser atendida e, ao mesmo tempo, esse grupo precisa ter o poder de comprar necessário para adquirir determinado produto ou serviço.

Se existem pessoas precisando de um determinado bem, mas essas pessoas não podem pagar por este bem então não há mercado, pois é preciso atender a estes dois requisitos. Veja o seguinte exemplo:

– Há milhões de pessoas na pobreza e tudo que elas poderiam querer é um pouco mais de luxo em suas vidas, como um carrinho por exemplo. Existem muitas empresas fabricantes de carro, mas tais pessoas pobres não tem poder aquisitivo para adquirir um carro. Então, mesmo que elas queiram comprar um carro, elas não podem. Por este motivo não há um mercado. Mas se essas pessoas ascendessem de classe social e seu poder aquisitivo aumentasse, então elas teriam como comprar e aí teríamos um mercado. Espero que essas duas características imprescindíveis para que haja um mercado tenham sido entendidas.

Mas como uma empresa escolhe o mercado para atuar? Veremos.

Segmentação de mercado

melhor-maneira-de-conquistar-meus-clientesAgora imagine que você é uma empresa e que vende produtos de beleza feminina. Você acaba de excluir quase todos os homens do seu mercado. E Se você vende carros? Acaba de excluir aqueles que tem medo de andar em automóveis. E se você fabrica computadores? Excluiu uma classe que não liga para tecnologia, como muitos idosos provavelmente. Entendeu que não dá para satisfazer todos os consumidores de uma vez? É por isso que a empresa precisa segmentar aqueles mercados que ela pode atuar e aí escolher aqueles que mais se adéquam aos objetivos da empresa; aqueles que são mais atraentes para elas.

Cada mercado se comporta de uma maneira e a empresa precisa estudar e analisar o melhor mercado para atuar. É preciso analisar qual o tamanho deste mercado e se está em crescimento. Também é preciso perceber se este mercado atende as estruturas necessárias para a empresa e se condiz com os objetivos e recursos que a empresa possui.

Posicionamento de mercado

Não basta a empresa saber em qual mercado vai atuar, pois também é necessário saber como ela vai se posicionar neste mercado. lembre-se que quando uma empresa entra no mercado é provável que muitos outros concorrentes já estejam atuando nele e é preciso encontrar uma forma de se destacar dos demais se diferenciando deles e oferecendo uma opção melhor para o consumidor do que a do concorrente. Aí entra todo um marketing para criar uma verdadeira imagem na cabeça do consumidor com relação ao produto ou serviço que é oferecido.

Diferenciação de produtos

Para que uma empresa venha a se diferenciar dos seus concorrentes e se posicionar bem no mercado ela pode tentar fazer com que os seus produtos sejam diferente dos demais. Pode fazer um produto mais inovador com designe interessante ou simplesmente fazer um produto que dure mais ou seja mais confiável.

Diferenciação de serviços

Oferecer serviços que possam ser diferenciados dos demais como por exemplo dá um treinamento ao usuário para que ele possa tirar melhor proveito do produto comprado ou proporcionar uma entrega rápida são bons exemplos de ser diferente.

Diferenciação por funcionários

Imagine duas lojas de venda de roupas. Uma possui funcionários treinados para fazer o cliente sentir-se bem e outra possui o funcionário treinado somente para vender. Qual das duas provavelmente vai ter melhor imagem perante os consumidores? Claro que é aquela onde o cliente foi tratado melhor, pois além de comprar naquela loja naquele momento é muito provável que sempre acabe voltando para comprar lá também. Por isso as empresas devem investir em treinamentos para seus funcionários para que eles acabem sendo sempre melhores tratados do que na concorrência e assim possam prestar um melhor serviço.

Diferenciação por imagem

Quando você vê o logotipo da Record logo sua mente associa tudo a programas de TV; quando você vê o logotipo da Bauducco você pensa logo em biscoitos. A imagem de uma empresa é extremamente importante para gerar impacto na mente do consumidor. É interessante que esta imagem associe logo ao produto que é vendido pela empresa, pois assim o consumidor logo sabe do que se trata só de olhar a logomarca.

Espero que esta pequena explicação sobre o mercado consumidor tenha sido de grande utilidade para todos que apreciam este assunto fabuloso que é o marketing.

Comentários

Envie seu comentário