O que é o mix de comunicação?

Para atingir os seus objetivos no mercado, uma empresa precisa contar com um mix de comunicação, que nada mais é do que os instrumentos necessários para que se atinja um fim de marketing. Estes instrumentos que compõe o mix de comunicação são as propagandas, a venda pessoal, a promoção de vendas, as relações públicas e o marketing direto. De posse destes 5 instrumentos importantíssimos, a empresa pode formar algo eficiente para atingir a mente do consumidor e fazer com que estes consumam o seu produto. Abaixo falaremos detalhadamente de cada um deles.

Mix de comunicação de marketing

mix-de-comunicaçaoO mix de comunicação é uma série de instrumentos que o marketing pode usar para alcançar os clientes em uma comunicação eficiente.

Propaganda

A propaganda nada mais é do que uma forma impessoal de promover algo que está sendo objeto de negociações comerciais (produtos, serviços e até mesmo ideias). A propaganda é paga para ser veiculada em algum meio de comunicação, tais como: Radio, televisão, internet, panfletos, outdoors, revistas, jornais entre outros mais diversos meios que possam ser pagos e trazer algum retorno para a empresa em forma de comunicação. A propaganda é um importante instrumento no mix de comunicação.

Promoção de vendas

São todas as comunicações que são utilizadas dentro e fora de algum mídia com o objetivo de promover o suporte e o incentivo a vendas pessoais, sendo que a promoção de vendas é feita por um período limitado. Uma das ferramentas utilizadas nesse instrumento do mix de comunicação é o Merchandising.

Relações públicas (publicidade)

A empresa tem vários públicos que giram em torno dela, desde os seus clientes, a imprensa, fornecedores, enfim, vários contatos onde ela precisa estabelecer comunicação, então as relações públicas visam desenvolver boas relações com estes públicos e, para isso, a empresa tem que compatibilizar os produtos e as atividades da empresa com os interesses dos mesmos. Nas relações públicas, diferentemente da propaganda, a comunicação não pode ser paga.

Venda pessoal

A venda pessoal é quando a empresa fica de frente com o cliente, ou, como se diz por aí, é cara-a-cara. Aqui a empresa busca interação com o consumidor, tentando fideliza-lo e ter um relacionamento pessoal mais intimo com ele. Sabemos que quanto mais íntimos somos de uma pessoa, mas estamos dispostos a fazer algo por ela. Assim também é com a nossa relação com as empresas e marcas, pois quanto mais nos sentimos bem com ela, mas tendemos a comprar. Neste sentido, a venda pessoal precisa ser bem cuidadosa com seu cliente. Quando você vai a uma loja e conversa com o vendedor e este lhe trata bem, então é comum você voltar lá. O que aconteceu foi que a venda pessoal funcionou bem em você. A venda pessoal, dependendo de como foi feita, agrega valor para o cliente.

Marketing direto

É um sistema de comunicação interativa entre a empresa e o consumidor, onde se usa um ou mais meios de propaganda para obter um feedback que possa ser mensurável. Neste instrumento do mix de comunicação não se usa intermediários, pois senão a mensagem pode vir fragmentada, por isso é chamado de marketing direto, pois a empresa entra em contato diretamente com o cliente.

Estes foram os instrumentos que compõe o mix de comunicação.

Comentários

Envie seu comentário