O que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil tem uma série de atribuições para a sua profissão, onde o nível técnico dos seus conhecimentos é extremamente elevado, bem como o nível de gerenciamento de projetos e pessoas também é notável. Para ser um engenheiro, é preciso ter um curso universitário em uma faculdade devidamente registrada e que tenha tido a duração de 5 anos. Este profissional está em alta demanda no mercado, pois muitos sãos os projetos do governo, tal como minha casa, minha vida, que necessitam destes profissionais. Mas afinal de contas, o que um engenheiro civil pode fazer?

O que faz um engenheiro civil

Abaixo você entrará em contato com algumas áreas de atuação da engenharia civil que, se você for um engenheiro no futuro, terá que lidar em alguma situação:

  • Construções urbanas: Já imaginou você construindo um estádio esportivo ou um shopping center, ou até mesmo um grande Aeroporto? Os engenheiro civis lidam com estas estruturas que são tipicamente urbanas. Projetam, constroem, edificam e reformam prédios e grandes instalações.
  • Estruturas e fundações: Toda obra precisa de uma base que dê sustentação, senão ela vai por água abaixo, ou seja, vai desabar. Então o engenheiro civil precisa cuidar de todos os detalhes referentes às madeiras, aços, concretos e todos os materiais que forem necessários para darem sustentação à obra. Eles projetam e edificam fundações.
  • Gerência de recursos prediais: Os engenheiros também são responsáveis por manter em ordem a infraestrutura dos prédios, aproveitando espaços, capacidade de ocupação e estabelecendo padrões de qualidade.
  • Hidráulica e recursos hídricos: Este profissional também pode projetar, gerenciar e executar obras de barragens, reservatórios, canais, obras costeiras, drenagens e sistemas de irrigação.
  • Infraestrutura: Obras como ferrovias, hidrovias, metrôs, portos, túneis, viadutos e demais são projetadas e executadas por engenheiros.
  • Saneamento: O saneamento básico também está nas mãos técnicas destes profissionais, que são responsáveis por construir obras como redes de captação, distribuição de água e tratamento de água e esgotos.

A engenharia civil pode atuar amplamente em vários setores da sociedade, como você já pode perceber pelos tópicos abordados anteriormente, mas tudo isto foi só um “arranhão” na superfície do que um engenheiro civil pode fazer. Dentre suas atribuições há muito cuidado que precisa ser tomado, pois um erro de cálculo pode acabar custando muitas vidas, caso a obra desabe ou seja feita com materiais de baixa qualidade ou cuja resistência não foi devidamente fiscalizada pelo engenheiro da obra. O problema nos cálculos das fundações também podem ser prejudiciais, já que a base de toda a obra é o seu alicerce e, se não for feita cuidadosamente, culminará na ruína de toda a estrutura que for construída em cima dela.

E, para finalizar este texto, deixo uma definição muito boa sobre o que a engenharia civil e seus engenheiros devem fazer:

Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção.”.

Um grande abraço!

Comentários

Envie seu comentário