O que são e quais os benefícios dos alimentos funcionais

Com a correria do mundo moderno acabamos nos rendendo as comidas saborosas e rápidas das redes de fast foods, mas comer esse tipo de alimento em excesso pode fazer mal a saúde devido ao alto teor de gordura e ao baixo índice de nutrientes. Por isso cada vez mais pessoas estão se preocupando com sua saúde pelos casos frequentes de doenças causadas pelos maus hábitos e estão começando a procurar outras alternativas comidas saudáveis como os alimentos naturais e os alimentos funcionais.

alimentos-super-saudaveis

O que são alimentos funcionais?

Os alimentos funcionais são aqueles que contém componentes que ajudam no funcionamento do organismo como os iogurtes, sojas, alimentos que contém Omega 3, várias frutas, legumes e também verduras. Os iogurtes ajudam a regular o intestino, já a soja ajuda a diminuir os efeitos da menopausa, também previne o câncer e retarda o envelhecimento. Os alimentos que contém Omega 3 estão presentes nos óleos de peixes prevenindo uma série de doenças como o mal de Alzheimer e dores nas articulações além de beneficiar a saúde de todo o corpo melhorando o metabolismo, já as frutas como a melancia contém licopeno que atua na melhora do sistema imunológico e o brócolis ajuda a combater o câncer.

Como aproveitar bem seus benefícios

Para que os alimentos funcionais faça efeito sobre o corpo é preciso que sejam consumidos diariamente e em variedade numa dieta equilibrada com todos os tipos de alimentos como carnes, vegetais e cereais. Uma boa sugestão é adicionar um pouco de aveia em vitaminas, na salada de frutas ou até mesmo numa salada comum feita de folhas de alface  pois contém beta-glucanos que ajudam a diminuir o colesterol e também ajuda a controlar a glicemia. No mercado já se encontra vários produtos industrializados com adição de substancias funcionais  mas sempre dê preferência aos produtos em natura.

Não adianta sai correndo comprar alimentos funcionais se não mudar os maus hábitos como parar de beber e fumar, pois todos os benefícios recebidos pelos alimentos funcionais são prejudicados pelo álcool e pelo fumo. Quanto mais colorido o prato for e quanto mais alimentos funcionais forem consumidos melhor será sua qualidade de vida então poderá envelhecer forte e saudável.

Comentários

Envie seu comentário