Os 3 fatores sociais que influenciam na compra

Os fatores sociais influenciam as pessoas a comprarem. É certo que existem uma série de outras variáveis, como já foi visto aqui em outros textos, mas os fatores sociais tem grande importância devido à influência que exercem diretamente na vida de uma pessoa. Neste artigo de hoje você vai conhecer as 3 variáveis sociais que fazem com que um consumidor compre este produto ou aquele outro.

1 – A influência da família

A família de uma pessoa influencia e muito nos hábitos de compras que a mesma tem. Ela é uma variável básica que faz com que clientes se formem para determinado produto ou serviço. Isso se dá porque os seus membros tem um contato intimo entre si, o que fortalece a confiança para se tomar qualquer atitude. Então se o pai de família sempre compra o mesmo leite na mesma padaria, muito provavelmente seus filhos vão adquirir este hábito também. Deste modo pode-se dizer que a família é um repassador dos hábitos e dos costumes:

PAIS (repassam os costumes) à TRADIÇÃO à FILHOS (recebem e repetem os costumes)

A família é responsável diretamente pelo processo de socialização de um indivíduo, dessa forma ela influenciará nos processos de compra das pessoas.

2 – A influência dos grupos de referência

Grupos de referência são fatores sociais mais importantes, depois da família. Cada pessoa precisa estar inserida em um grupo dentro da sociedade, e este grupo interfere diretamente nos hábitos de consumo da mesma. Existem dois grupos de referência muito importantes e que influenciam bastante: Os primários e os secundários.

Primários: São representados por aquelas pessoa que nos afetam de maneira mais direta, tais como os amigos, os vizinhos, os professores, companheiros de trabalho e todos os outros que estão ao nosso redor ligados mais intimamente e com maior contato.

Secundários: São grupos menos influenciadores que os secundários, mais ainda assim tem influência nos hábitos de compra dos seus participante, tais como grupos sociais, conselhos profissionais, clubes, ou qualquer outro conglomerado de pessoas unidas por objetivos comuns. É comum consumidores comprarem determinados produtos, apenas para fazerem parte de um grupo especifico.

3 – A influência dos papéis e posições sociais

consumidores-de-bensExistem indivíduos que exercem um papel de destaque dentro de determinado grupo, são pessoas importantes, tais como advogados, grandes empresários, gerentes de algum banco, professores, políticos, enfim, pessoas que se destacam na sociedade da qual fazem parte. Estes tipos de pessoas sempre se preocupam com o que vão adquirir, pois, como tem destaque, as outras pessoas serão influenciadas por ele. E até mesmo é uma forma de adquirir status e boa imagem perante os outros. Na compra de produtos que serão expostos, como um carro novo, por exemplo, o que as pessoas vão ver e pensar tem grande importância e influência na hora de decidir o modelo ou a marca do carro.

Esses 3 fatores sociais que influenciam a compra de um bem ou serviço devem ser estudados e analisados pela equipe de marketing da empresa, pois assim o potencial de vendas pode aumentar cada vez mais.

Comentários

Envie seu comentário