Os 7 diferentes tipos de compradores e suas características

Estudos mostram que existem diferentes tipos de compradores, ou seja, pessoas que consomem produtos, mas que, por diferentes razões, são motivados a adquiri-los de forma distintas e por motivos diferentes entre si.

Entenda os Diferentes tipos de clientes

como-vender-para-os.difentes-tipos-de-clientes

Foto divulgação: 7 diferentes tipos de compradores

1 – Compradores Exploradores

Já notou aquelas pessoas que querem comprar toda a novidade que aparece? Saiu um celular novo, eles querem ter o ultimo modelo; foi lançado um novo processador de computador e eles querem inserir no seu; inventaram a TV de leds 3D e logo eles querem ter a sua; enfim, tudo que é novidade no mercado eles querem adquirir, às vezes nem mesmo precisam do produto. São compradores extremamente curiosos.

2 – Compradores Vencedores

São aqueles compradores que buscam o melhor que o produto tem a oferecer para si, em todos os aspectos que se possa imaginar: Financeiro, pessoa, profissional, etc. Estes compradores normalmente buscam um produto com bastante qualidade e que possa lhe dar prestígio perante a sociedade. Os executivos e empresários se enquadram neste tipo de compradores, pois o poder aquisitivo da pessoa está intimamente ligado a esta classificação. Compradores

3 – Compradores Integrados

Aqui se encontram a maioria dos consumidores brasileiros. Estes tipos de compradores normalmente tem suas decisões influenciadas por terceiros, principalmente a família e amigos. Gostam de comprar produtos que são considerados tradicionais e tais decisões são sempre tomadas em conjunto com outras pessoas, pois assim sentem-se mais seguros. Donas de casa são exemplos perfeito de compradores integrados.

4 – Compradores Transformadores

São as pessoas consideradas ecologicamente corretas, mas isso não se dá apenas no âmbito ambiental. Esse tipo de consumidor quer comprar produtos que possam fazer algo pela natureza ou por uma causa maior. Empresas com responsabilidade social tem nestes clientes em potencial grande afetividade. Normalmente quem é ativista ou assistente social pode se encaixar perfeitamente nesta classificação de compradores.

5 – Compradores Resignados

Esse tipo de compradores são aqueles fiéis a uma marca até o fim. São pessoas que gostam de comprar por um preço justo e que tenham qualidade necessária para satisfazer muitas das suas necessidades, principalmente à necessidade de segurança. Não gostam de arriscar a comprar de empresas/marcas novas, pois esse risco poderia ocasionar insegurança para eles. Aposentados e pensionistas entram bem nesta classificação.

6 – Compradores Inconformados

Os inconformados, como o próprio nome diz, nunca estão satisfeito com nenhuma de suas compras, pois sempre estão querendo mais do que aquilo que o produto oferece. Gostam de realizar compras que não requeiram muito tempo para execução e normalmente comem em redes de fast-food. Não são planejados ao comprar. Consumidores assim são representados pelos trabalhadores de empregos temporários.

7 – Compradores Emuladores

Já conheceu aquele tipo de pessoa que sempre quer estar na moda não importa o que aconteça? Gosta de usar roupas de marcas famosas e adoram o status que estes produtos lhes trazem? Exatamente, estas pessoas são os tipos de compradores emuladores. Querem tudo que há de mais novo, desde que isso possa lhes trazer um destaque, e nem ao menos se importam com a qualidade do produto adquirido.

Comentários

Envie seu comentário