Os comportamentos do consumidor consciente

O consumidor consciente comporta-se de três maneiras diferentes as quais preocupações estão não somente em si, mas também na coletividade e no bem das outras pessoas que os rodeiam. Um consumidor consciente analisa muito bem o produto ou serviço que vai adquirir antes de compra-lo, pois não quer ter perdas de dinheiro ou comprar algo que não vá de encontro a uma necessidade que este tem, mesmo que esta necessidade não seja diretamente relacionada a ele, mas a outras pessoas. Como este tipo de consumidor é muito seletivo, procura com cuidado até mesmo os locais onde vai comprar e as marcas ao qual será fiel.

Quando o consumidor consciente adquire um produto, ele avalia a consequência que este produto vai trazer. E, por conta disso, tais consumidores podem ser agrupados em três diferentes tipos: De eficiência, de reflexão e de solidariedade.

marketing-consumidor-consciente

Comportamentos de eficiência

Este tipo de consumidor consciente está sempre preocupado em fazer com que o produto ou serviço que adquiriu tenha a maior utilidade possível para ele. Para quem não sabe, eficiência é a capacidade de fazer algo com o menor esforço possível. Isso quer dizer que toda atividade inútil que uma tarefa pode ter deve ser reduzido, se possível, a nada. Quando isto se aplica a uma compra, queremos dizer que toda a finalidade desta compra que não seja diretamente ligada a um ganho da parte do consumidor precisa ser eliminada. É por isso que o consumidor eficiente enxerga a longo prazo também. Um exemplo é quem investe em imóveis, pois não busca ganhos imediatos, mas futuros.

Comportamentos de reflexão

mae-comprando-em-supermecadoO consumidor consciente que tem este tipo de comportamento normalmente reflete na sua compra depois de tê-la feito. Isso normalmente é refletido sobre o impacto que esta compra teve na utilização de outras pessoas. Para entender melhor a respeito disto, tome como exemplo uma mãe que compra um refrigerante para seu filho. Provavelmente essa mãe começará a refletir em algum momento se aquele alimento fará bem para a criança, e então é provável que chegue a conclusão que não, fazendo com que da próxima vez que for comprar algo para ele beber, talvez ache que seja melhor um suco. Porém esta mesma mãe não deixará de consumir o refrigerante, mas sua reflexão foi sobre a saúde do filho, ou seja, alguém externo a ela. Apesar da reflexão, nem sempre se deixa de consumir ou diminui-se a quantidade dos produtos que normalmente são comprados.

Comportamentos de solidariedade

É quando o consumidor consciente está mais preocupado com que tipo de benefícios esta compra irá trazer para outros do que para si. Se você compra um produto cuja parte da renda está destinada a causas sociais, e se isso é importante para você, então você é um consumidor com comportamentos de solidariedade.

O que o marketing pode fazer para alcançar o consumidor consciente?

Tem que fazer campanhas muito claras sobre os benefícios dos produtos ou serviços, pois estes tipos de consumidores precisam saber exatamente o que o produto pode fazer por eles ou por outros se ele comprar.

Esses foram os comportamentos que um consumidor consciente pode assumir, levando em consideração a consequência de suas compras.

Comentários

Envie seu comentário