Os Mercados Regionais – Empresas que buscam aumentar lucros

Muitas empresas querem expandir o seu mercado além daquilo onde elas já estão atuantes, e para isto vão em busca de mercados regionais. Os mercados regionais são aqueles que estão em regiões onde uma empresa pode vislumbrar a chance de fazer negociações e lucrar. Existem vários mercados regionais, pois existem vários países, varias culturas e vários comportamentos diferentes dos consumidores, então é lógico perceber que o composto de marketing que é usado no Brasil, por exemplo, pode ser diferente na argentina.

Os Mercados Regionais e a expansão das empresas

mercado-regional

Quando o crescimento externo é maior que o interno, algumas organizações tendem a querer entrar no mercado global, pois há uma tentativa de ganhar mais mercado e consequentemente aumentar o lucro. Tomamos como exemplo mais uma vez o Brasil e sua economia; aqui, o país, embora esteja em crescimento, nem se compara ao crescimento econômico da China. Então, neste caso, é natural que muitos empresários brasileiros voltem os seus olhos para o mercado Chinês, pois este tem a maior taxa de expansão do mundo.

E ás vezes é difícil entender o potencial de um mercado externo, pois nem sempre há visão necessária para entender o seu comportamento. Conta-se a seguinte história:

Um vendedor de uma fábrica de sapatos foi enviado a um país para verificar a capacidade do mercado para sapatos no local. Ao chegar lá, observou que ninguém usava sapatos. Então retornou para a empresa e falou que o potencial de vendas era zero. Anos depois, um especialista em marketing voltou ao mesmo local para verificar o potencial para a venda de sapatos, aí ele verificou a mesma situação (ninguém usava sapatos) e voltou para empresa dizendo “Lá ninguém usa sapatos, o potencial de vendas é enorme.

A mesma situação foi vista por olhares diferentes. Assim também acontece na hora de identificar um mercado externo para a expansão. Os mercados regionais precisam ser muito bem analisados antes de se entrar em algum.

Citando alguns mercados de países, podemos ver que o potencial da china para refrigerantes é enorme, visto que lá eles consomem apenas 18 litros por ano, contra 800 litros do mercado de refrigerantes dos Estados Unidos.

Se você prestar bem atenção nas estatísticas, verás que os países em desenvolvimento são os que mais crescem e os países e mercados europeus e americanos, por estarem maduros, apresentam taxa de crescimento mínima. E é exatamente por causa disso que as empresas nos Estados Unidos tentam expandir seus mercados, pois a possibilidade de lucro e crescimento é grande.

Muitas empresas pequenas também podem atuar em mercados regionais externos, pois há fatia para ambos.

A questão principal aqui é que se uma empresa atua em um mercado regional que não apresenta grande crescimento, seu lucro também não apresentará grande crescimento. Buscar expandir suas operações é a saída de muitas organizações. E muitas vezes estas empresas até expandem não somente o seu campo de atuação, mas também os seus serviços prestados. Tudo isto acontece para que possam atuar no mercado global também. É uma busca incessante para alcançar lucros e fazer a empresa prosperar e dá dinheiro para os seus sócios.

Os mercados regionais externos são uma grande possibilidade de expansão para as empresas que buscam aumentar lucros e conquistar mais espaço.

Comentários

Envie seu comentário