Os Tipos de Estratégias de Marketing

As estratégias de marketing são todos os meios pelos quais os executivos de marketing conseguirão alcançar seus objetivos. Todas elas estão ligadas ao composto de marketing (Produto, preço, promoção e praça), o qual já foi tratado em outro texto aqui no site. Para você entender melhor esta questão de como as estratégias de marketing se relacionam com o composto de marketing, vamos detalhar um pouco mais abaixo e você poderá visualizar com maior precisão o que cada um dos compostos tem a ver com as estratégias que serão utilizadas para as empresas alcançarem seus fins.

tipos-de-estrategias-de-marketing

Tipos de Estratégias de Marketing

Estratégias de marketing que usam o produto.

  • Alterar o portfólio dos produtos é uma grande estratégia de marketing;
  • Bem como mudar o design, a embalagem e a qualidade;
  • E consolidar e/ou padronizar uma marca que até então não havia sido feita forte.

Que usam o preço

  • Mudar o preço;
  • Fazer com que alguns grupos de produtos tenham prazos ou condições diferenciados dos demais;
  • Se a empresa trabalha em vários mercados, pode adotar politicas de preços diferentes para cada mercado;
  • Fazer descontos para conseguir com que o cliente leve mais e assim aumentar sua margem de lucro.

Que usam a promoção

  • É importante que o pessoal que faz a venda seja qualificado;
  • Ter políticas de relações públicas também faz toda a diferença;
  • Saber encontrar os canais de mídia corretos para a empresa e estar neles pode causar grande impacto na venda dos produtos.

Que usam a praça

  • Mudar os canais por onde são distribuídos os produtos;
  • As vezes o nível de serviço do cliente precisa ser avaliado e melhorado;
  • E até mesmo o estoque precisa ter o tempo de ressuprimento otimizado.

Tipos de Estratégias de Marketing

Dependendo do momento em que a empresa estiver passando, ela pode adotar um tipo ou outro de estratégia para poder ganhar mercado.

Estratégia de penetração de mercado: Aqui as empresas vão colocar toda sua força para penetrar ainda mais no mercado o qual ela já está. Então podemos dizer que ela pega os seus produtos atuais e insere nos mercados atuais. Isso ajuda a alcançar mais clientes do mercado já existente e fortificar o produto ou marca com estes.

Estratégia de desenvolvimento de mercado: É quando a empresa pega o seu produto atual e tenta inseri-lo em novos mercados. Aqui o que está em jogo é querer conseguir um maior numero de novos clientes vindo de locais que ainda não haviam sido focados.

Estratégia de desenvolvimento de produtos: Quando a empresa tenta inserir novos produtos no mercado já existente no qual ela atua. Acontece quando os produtos atuais já estão defasados e é preciso troca-los por novos ou em outras situações.

Estratégia de diversificação: É quando a empresa lança novos produtos para novos mercados. É uma decisão que pode ocorrer caso a empresa queira entrar em um novo segmento ou até mesmo trocar de segmento. Então elas criam algo novo para injetar em um mercado novo.

Essas estratégias de marketing precisam ser adotas com cuidado, principalmente a ultima, que, apesar de ser a mais indicada, também é a que requer mais pesquisa, pois é muito delicado tomar uma decisão de entrar em um novo nicho.

Comentários

Envie seu comentário